Palco da 17ª etapa da temporada 2024, o GP do Azerbaijão coleciona momentos marcantes na Fórmula 1. Desde a estreia da etapa, há sete anos, o circuito de rua de Baku viu vencedores improváveis, acidentes espetaculares e dramas de pilotos que tiveram as chances de vitória tomadas ora por azar ora pelos muros que não perdoam erros. Separamos sete momentos inesquecíveis da corrida deste fim de semana.
1 - TRETA ENTRE AMIGOS - Em 2017, durante o safety car, Vettel achou que Hamilton havia freado de propósito para atrapalhá-lo. Irritado, o alemão jogou a Ferrari na Mercedes do britânico e acabou punido com 10s pelo ato. O clima esquentou nas entrevistas após a corrida, mas hoje eles são bons amigos.
2 - SE ENGANOU POR MUITO - Em 2018, Romain Grosjean estava aquecendo pneus com safety car na pista quando cometeu um erro bizarro e bateu sozinho. Pelo rádio, disse acreditar ter sido tocado por Marcus Ericsson... só que o sueco estava cerca de 50m atrás.
3 - FOGO AMIGO - Também em 2018, Ricciardo e Verstappen azedaram o caldo na Red Bull. A dupla disputava o 4º lugar quando, na frenagem para primeira curva, o australiano atingiu o companheiro e ambos abandonaram a prova. Para Ricciardo, a forma como a equipe lidou com o incidente influenciou na decisão de deixar o time no ano seguinte.
4 - EU SOU ESTÚPIDO - Em 2019, Charles Leclerc errou e bateu na parte mais apertada do circuito de Baku, e de toda a Fórmula 1, a subida do castelo. Inconformado com o erro, o monegasco desabafou contra si mesmo pelo rádio “I am stupid, I am stupid” (eu sou estúpido).
5 - O CAOS (PARTE 1) - Em 2021, no auge da rivalidade com Hamilton, Verstappen liderava a corrida em Baku quando teve um pneu furado e acabou batendo no muro e abandonando a corrida.
6 - O CAOS (PARTE 2) - Também em 2021, logo após ao acidente de Verstappen, Hamilton se viu com a chance de vencer a corrida e assumir a liderança do campeonato, mas configurou os freios errados e passou direto na relargada, terminando sem pontos em 15º; Pérez venceu a prova.
7 - VIROU FUMAÇA - A primeira e única vitória de Verstappen no Azerbaijão veio com uma pitada de sorte após a Ferrari de Leclerc quebrar enquanto o monegasco liderava a prova com 13 segundos de vantagem.
Programação do GP do Azerbaijão de F1
Sexta-feira, 13 de setembro
- 6h20 - Treino livre 1 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
- 9h50 - Treino livre 2 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Sábado, 14 de setembro
- 5h20 - Treino livre 3 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
- 8h30 - Classificação (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
Domingo, 15 de setembro
- 7h30 - Corrida (Band, Band.com.br, Bandplay, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM)