A situação entre Sergio Pérez e Red Bull deve ser definida nos próximos dias. E um possível substituto do mexicano vem sendo avaliado internamente: Liam Lawson ou Yuki Tsunoda, pilotos que fecharam 2024 como titulares da Racing Bulls.
De acordo com Helmut Marko, consultor da Red Bull, a situação deve ganhar contornos mais nítidos a curto prazo, ainda que o piloto mexicano tenha contrato até o fim de 2026.
“Anunciaremos novidades sobre como será a dupla de pilotos no próximo ano nos próximos dias”, diz Marko em coluna publicada nesta segunda-feira (16) no site Speedweek, rechaçando especulações sobre uma possível multa rescisória de Pérez.
“Há muita especulação e são mencionados valores para possíveis taxas de transferência, o que é um completo disparate”, completou.
O nome de Liam Lawson é bastante cotado como possível companheiro de Max Verstappen, mas Yuki Tsunoda ganhou força na concorrência. O japonês participou dos testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi com a Red Bull – e agradou.
“Yuki Tsunoda foi autorizado a entrar na pista com o RB20 durante os testes pós-temporada, e a equipe ficou feliz com seu feedback técnico. Nesse aspecto, ele é muito melhor do que se acredita”, disse Marko, que despistou ainda sofre o futuro do japonês. “Ele é apenas um dos muitos talentos que temos em nossas fileiras.”
Na última semana, ao site japonês Auto Sport, o presidente da Honda Racing Corporation (HRC), Koji Watanabe, disse ter conversado com o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, recebendo uma boa avaliação sobre Tsunoda. O piloto japonês, vale lembrar, tem o apoio da Honda.
“Como sempre digo, a equipe tem o direito de decidir sobre o piloto – nossa opinião é meramente para referência. Mas, do ponto de vista da HRC, acreditamos que Tsunoda tem a habilidade necessária para ser promovido à Red Bull e deveria ser um dos candidatos”, destacou.
Watanabe afirmou ter sido um dos responsáveis por negociar o teste de Tsunoda com a Red Bull, e afirmou que o piloto ficou “muito satisfeito” com o desempenho.