Red Bull e Honda anunciam prorrogação de parceria na F1 até o fim de 2025

Acordo termina junto com atual regulamento; em 2026, Fórmula 1 adotará novas unidades de potência

Da redação

Em 2026, Fórmula 1 adotará novas unidades de potência Red Bull Racing
Em 2026, Fórmula 1 adotará novas unidades de potência
Red Bull Racing

A Red Bull anunciou nesta terça-feira (2) a prorrogação de sua parceria técnica com a Honda na Fórmula 1 até 2025. Desta maneira, a HRC (Honra Racing Corporation), divisão de competição da montadora japonesa, continuará a dar suporte à RBPT (Red Bull Powertrains) na fabricação de motores para as equipes Red Bull e AlphaTauri.

Originalmente, a Honda forneceu motores para a Red Bull de 2019 a 2021 e para a AlphaTauri entre 2018 e 2021 (incluindo no período em que o time italiano ainda correu como Toro Rosso, até o fim de 2019). No fim de 2021, a fabricante japonesa deixou a Fórmula 1, mas continuou junto à Red Bull dando apoio técnico à RBPT, divisão da própria marca austríaca que assumiu a fabricação das unidades de potência dos dois times.

Originalmente, a parceria iria até o fim da temporada 2023. Agora, com o novo compromisso, a Honda continuará dando suporte à RBPT até o fim de 2025.

A renovação do acordo chega no momento em que rumores envolvendo tanto Red Bull quanto Honda ganham força para 2026, quando a Fórmula 1 deve adotar um novo regulamento técnico. A equipe austríaca está na mira da Porsche, que assumiria 50% das operações na categoria (incluindo na fabricação de motores), enquanto a Honda admite a possibilidade de retornar à categoria na temporada em questão, dependendo da avaliação que fizer do próprio programa de produção em massa de carros de passeio de carbono zero. 

“A parceria da Honda com a Red Bull tem sido incrivelmente bem-sucedida, e nós estamos felizes de que irá continuar até o fim da atual era do regulamento da FIA para as unidades de potência em 2025”, celebrou Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull na f1 e diretor-executivo da RBPT.

“Concordamos em continuar apoiando a RBPT na Fórmula 1 através da HRC, atendendo ao pedido da Red Bull para prorrogar o atual acordo”, informou Koji Watanabe, presidente da HRC. “Mais uma vez, queremos usar nosso envolvimento com o ápice do automobilismo para o desenvolvimento de tecnologias e de nossa força de trabalho”, acrescentou.

Notícias

Carregar mais