O francês Pierre Gasly, da AlphaTauri, está entre os cotados para assumir uma vaga na Alpine em 2023. No entanto, deixar a equipe satélite da Red Bull não será tarefa fácil para o piloto.
O time italiano já anunciou a renovação de contrato com Gasly até o fim de 2023. Segundo o site RacingNews365, o compromisso conta com uma cláusula que facilitaria a saída do piloto francês para uma equipe melhor colocada.
No entanto, de acordo com Helmut Marko, consultor da Red Bull, o documento não prevê liberação. “Não há cláusula de liberação para Gasly. Não havia nenhuma antes das férias (da Fórmula 1 em agosto) e não haverá depois das férias”, disse Marko, em declarações ao canal de TV alemão Sport1.
Segundo o dirigente, mesmo sem vaga na Red Bull até 2024, Gasly é o escolhido para o time austríaco no caso de necessidade de um substituto para Max Verstappen ou Sergio Pérez.
“Não faz sentido para a Red Bull deixar Pierre ir. Se um piloto da Red Bull ficar fora, não há outro piloto adequado que possa intervir. Só Gasly pode fazer isso”, disse.
A Alpine anunciou Esteban Ocon e Oscar Piastri como titulares para 2023. No entanto, o australiano – substituto de Fernando Alonso, uma vez que o espanhol ocupará a vaga de Sebastian Vettel na Aston Martin – já informou que não correrá no time francês.
Assim, a Alpine busca uma solução para o problema. Sem saber se terá Piastri, o time busca alternativas. Por enquanto, Daniel Ricciardo (McLaren) é o mais cotado.