Quem é Isack Hadjar, rival de Gabriel Bortoleto na disputa pelo título da Fórmula 2 em 2024?

Francês chega à etapa do Catar com 165 pontos, contra 169,5 do brasileiro

Da redação

Piloto da Campos briga pelo título da temporada 2024 da Fórmula 2
Dutch Photo Agency/Red Bull Content Pool

A temporada 2024 da Fórmula 2 está chegando ao final, com a disputa pelo título aberta. A duas etapas para o fim, Gabriel Bortoleto lidera com 169,5 pontos, enquanto Isack Hadjar vem logo atrás com 165. Zane Maloney (135) e Paul Aron (133) vêm na sequência, mas o barbadiano deixará o grid após a etapa do Catar para disputar a temporada da Fórmula E.

Bortoleto já tem vaga garantida na Fórmula 1 em 2025, quando pilotará pela Sauber. Mas antes da estreia na categoria, ainda pode se sagrar campeão da F2. E, para isso, o principal obstáculo é Isack Hadjar.

Mas o que você sabe sobre Isack Hadjar? Confira sete curiosidades sobre a vida e a trajetória do piloto francês da equipe Campos:

Origens

Isack Hadjar nasceu em Paris. É francês, mas também tem nacionalidade argelina por ascendência familiar. Curiosamente, a família tinha pouco a ver com automobilismo antes dele. “Eu sempre gostei de carros, mas não de corrida em si, por causa do filme Carros. Meus avós e meus pais são principalmente médicos, então eles não têm nada a ver com automobilismo. Mas meu pai sempre assistiu F1”, contou.

Apoio dos pais

“Eu queria andar de kart quando eu comecei a assistir à Fórmula 1, aos 6 anos, então meus pais me compraram um quando eu tinha 7 anos”, disse Hadjar, que nasceu em setembro de 2004, ao site da Red Bull. “Meus pais são as pessoas que mais me ajudaram durante minha carreira, uma vez que deram tudo para atingir meus objetivos desde o começo até agora, encontrando patrocinadores e pessoas que podiam ajudar no nosso projeto. Eu basicamente devo tudo a eles.”

Ídolos

Se você acha que os ídolos de Isack Hadjar são franceses como Alain Prost, engana-se. “Minha ambição é ser campeão de Fórmula 1 e meus heróis são Ayrton Senna e Lewis Hamilton”, diz.

Muchas gracias

Em 2021, Isack Hadjar se dividia entre a Fórmula 3 asiática e a Fórmula Regional Europeia - foi sexto colocado na primeira competição e quinto na segunda. Foi nessa época que foi descoberto pela Red Bull. O desempenho nas corridas chamou a atenção de Sergio Pérez, que indicou o piloto francês a Helmut Marko. O dirigente, por sua vez, se impressionou e levou Hadjar em 2022 para o Red Bull Junior Team. Desde então, o jovem é uma das principais apostas de Marko.

Chegada à Fórmula 1

Isack Hadjar participou pela primeira vez de uma sessão oficial da Fórmula 1 ao disputar o primeiro treino livre do GP do México de 2023, quando pilotou pela AlphaTauri e terminou em 17º. Desde então, ganhou mais chances, ambas pela Red Bull. Participou de treinos livres em Abu Dhabi-2023 (foi de novo o 17º colocado) e Inglaterra-2024 (terminou em 19º). Em Abu Dhabi-2024, estará novamente em ação.

Primeiro título?

Se for campeão da Fórmula 2, Isack Hadjar encerrará um incômodo jejum, já que nunca conquistou um título na carreira. No kart, ele foi vice-campeão em dois torneios nacionais, ambos em 2016. Nos monopostos, foi terceiro colocado na Fórmula 4 francesa (2020) e na Fórmula Regional Asiática (2022).

Fora das pistas

Pilotos gostam de automobilismo, é claro. Mas como qualquer piloto, Isack Hadjar também gosta de outras coisas quando não está nas pistas. “Quando não estou correndo, eu gosto de judô e de encontrar meus amigos”, diz. “E eu gostava das aulas de inglês na escola. Era onde eu tirava minhas melhores notas.”

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.