A Racing Bulls anunciou nesta quinta-feira (25) a saída de Daniel Ricciardo, que será substituído por Liam Lawson até o final de 2024. Nas redes sociais, o piloto australiano se despediu do grid da Fórmula 1, com destino incerto.
Na publicação, Ricciardo agradeceu a equipes e pessoas que fizeram parte de sua carreira na F1, indicando uma possível aposentadoria.
“Amei este esporte durante toda minha vida. É selvagem e maravilhoso, uma jornada”, escreveu o piloto de 35 anos.
“Às equipes e às pessoas que participaram disso, agradeço. Aos faz que amam este esporte, às vezes mais do que eu: haha, obrigado. São altos e baixos, mas é divertido. Para ser sincero, eu não mudaria nada”, acrescentou.
“Até a próxima aventura”, concluiu Ricciardo.
A provável aposentadoria coloca Daniel Ricciardo em uma posição incerta na Fórmula 1. Até porque a categoria se acostumou a ver pilotos que se aposentam e acabam voltando ao grid – nomes como Niki Lauda, Alain Prost, Nigel Mansell, Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso voltaram após o adeus, e Sebastian Vettel tem sido constantemente cotado para entrar nessa lista.
A tendência é que o nome de Ricciardo, mesmo fora do grid, seja especulado em futuras vagas. Terceiro colocado nas temporadas 2014 e 2016, com oito vitórias, o australiano conta com um currículo que poderá interessar a equipes em busca de experiência.
Na Red Bull, Ricciardo era cotado como potencial substituto para Sergio Pérez, mas a renovação do mexicano até o fim de 2026 e a queda de rendimento do australiano enfraqueceram esta possibilidade. A Red Bull ainda não informou se pretende utilizar australiano em testes e exibições a partir de agora.
Fora da F1
Assim, o mais provável é a sequência da carreira em outras categorias. Ele já foi cotado na Indy em 2022, quando estava deixando a McLaren, mas não demonstrou interesse.
“A Indy ainda me assusta”, afirmou nos últimos dias, segundo o site Planet F1. “Eu já pensei sobre isso, porque também pensei sobre o assunto há uns anos, quando soube que não começaria a temporada de 2023”, reconheceu.
A Nascar também é uma possibilidade, mas ele diz que não gostaria de competir onde não pudesse ser competitivo. “Não há garantias de que vou ser bom em outra coisa”, afirmou.
Se quiser continuar na Europa, as principais alternativas para Ricciardo são eventuais vagas na Fórmula E e no WEC. Na categoria elétrica, as únicas alternativas para o grid da temporada 2024/2025 são as vagas na equipe ERT. No endurance, as possibilidades são mais amplas.
No caso de uma volta à Austrália, o destino mais provável seria a Supercars, categoria local de carros de turismo.