Projeto quer mapear 'S do Senna' em estradas do Brasil

Iniciativa é parceria da Audi com a Senna Brands para homenagear sequência de curvas de Interlagos projetadas por Ayrton Senna

S do Senna em corrida da Stock Car em Interlagos
Luís França/P1 Media Relations

Não tem como confundir: os pilotos largam, e logo começam uma descida rumo à reta oposta, com uma curva para a esquerda e outra para a direita.

O S do Senna no Autódromo de Interlagos é um ponto inconfundível para todo mundo que gosta de automobilismo – e, especificamente, de Fórmula 1. O trecho foi idealizado pelo próprio Ayrton Senna na reforma que modernizou o autódromo, em 1989.

Agora, você vai poder encontrar e percorrer curvas semelhantes em estradas e rodovias pelo Brasil.

O projeto é uma iniciativa da Senna Brands (empresa responsável pela gestão da imagem e das marcas vinculadas a Ayrton Senna) com a Audi (que ganhou o tricampeão de F1 como representante oficial da marca no Brasil em 1993). Com o lançamento, as duas partes celebram a da parceria, retomada em março de 2024.

Com o apoio do estúdio de inovação digital Bolha, o projeto analisa curvas de estradas e calcula a porcentagem de semelhança em relação ao S do Senna original, de acordo com o traçado, o comprimento e a direção.

“Essa tecnologia, que combina geolocalização, análise de dados e inteligência artificial, permite identificar e sinalizar trechos em diferentes regiões do país, ampliando a história da curva criada por Senna de maneira tangível e acessível a todos”, garante Nagib Nassif Filho, CEO do estúdio.

“Essa homenagem foi uma das ideias mais criativas que já vimos. Mapear o S do Senna em outros locais do Brasil é uma forma de permitir com que mais pessoas tenham contato, de alguma forma, com esse icônico trecho de Interlagos. Isso reforça ainda mais a forma genuína como o Ayrton se conecta com nosso país e nosso povo. Além disso, essa homenagem envolveu e vai continuar a envolver muita gente, ou seja, um grande trabalho de equipe, exatamente como o Ayrton sempre fez”, comemora Thiago Fernandes, diretor de operações da Senna Brands.

O lançamento do projeto, nesta terça-feira (24), é acompanhado pela apresentação de um minidocumentário chamado O Legado do S, produzido em parceria com a Warner Bros. Discovery e com a Sweet Filmes. A obra explora a relação entre Senna e a Audi, além da história do S do Senna. O filme conta com depoimentos de Reginaldo Leme, comentarista do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Christian Fittipaldi, ex-piloto de F1; e Leonardo Senna, irmão de Ayrton e sócio da Senna Imports.

“O Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos do país e seu legado segue presente na vida dos brasileiros, seja por meio de sua performance fora de série nas pistas, por sua conexão e preocupação com o futuro do Brasil, pela criação do S do Senna uma das curvas mais desafiadoras do automobilismo mundial ou por meio da Audi do Brasil, trazida ao país por suas mãos”, comemora Daniel Rojas, CEO da Audi no Brasil.

“Agora, da mesma forma que o Senna trouxe a Audi ao Brasil, estamos retribuindo ao levar a curva do Senna para todo o país. Queremos seguir construindo uma história em comum com o Senna e esse projeto caminha no sentido de fortalecimento e perpetuação do seu legado.”

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.