Charles Leclerc venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos deste domingo (20), com Carlos Sainz em segundo e Max Verstappen. Na hora do pódio, uma cena inusitada: os três pilotos receberam miniaturas de pneus como troféus, como os que são entregues ao pole position. O monegasco da Ferrari ainda recebeu um troféu, mas diferente daquele que havia sido apresentado pela Pirelli para a prova.
O troféu original, criado pelo designer italiano Matteo Macchiavelli e batizado de Heroo, era um boneco articulado em fibra de carbono, com um capacete brilhante com cores correspondentes à posição: dourado para o vencedor, prateado para o segundo colocado e titânio escurecido para o terceiro.
No entanto, segundo o site Motorport.com, a Pirelli informou que os troféus foram descartados após “potenciais semelhanças” com esculturas da marca Bearbrick - o que poderia levar, em última instância, a uma denúncia de plágio. O comunicado do anúncio do troféu foi inclusive retirado do site da fornecedora de pneus da F1.
Na apresentação, a fabricante italiana descreveu o troféu como uma “interpretação da ligação entre o carro de corrida e os seus pneus, ao mesmo tempo que é uma obra de arte que liga beleza e elegância à emoção, sensação de velocidade e qualidade dos materiais que compõem um carro de Fórmula 1”.
Com o terceiro lugar em Austin, Max Verstappen chegou a 354 pontos e segue na liderança do Mundial de pilotos, contra 297 pontos do vice-líder Lando Norris. Charles Leclerc é o terceiro, com 275.