Por que os pilotos receberam miniaturas de pneus no pódio do GP dos Estados Unidos?

Prêmios foram solução da Pirelli após descartar troféus que haviam sido apresentados dias antes

Da redação

Por que os pilotos receberam miniaturas de pneus no pódio do GP dos Estados Unidos?
Pilotos receberam pneus; apenas Charles Leclerc ganhou um troféu
Getty Images/Red Bull Content Pool

Charles Leclerc venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos deste domingo (20), com Carlos Sainz em segundo e Max Verstappen. Na hora do pódio, uma cena inusitada: os três pilotos receberam miniaturas de pneus como troféus, como os que são entregues ao pole position. O monegasco da Ferrari ainda recebeu um troféu, mas diferente daquele que havia sido apresentado pela Pirelli para a prova.

O troféu original, criado pelo designer italiano Matteo Macchiavelli e batizado de Heroo, era um boneco articulado em fibra de carbono, com um capacete brilhante com cores correspondentes à posição: dourado para o vencedor, prateado para o segundo colocado e titânio escurecido para o terceiro.

No entanto, segundo o site Motorport.com, a Pirelli informou que os troféus foram descartados após “potenciais semelhanças” com esculturas da marca Bearbrick - o que poderia levar, em última instância, a uma denúncia de plágio. O comunicado do anúncio do troféu foi inclusive retirado do site da fornecedora de pneus da F1.

Na apresentação, a fabricante italiana descreveu o troféu como uma “interpretação da ligação entre o carro de corrida e os seus pneus, ao mesmo tempo que é uma obra de arte que liga beleza e elegância à emoção, sensação de velocidade e qualidade dos materiais que compõem um carro de Fórmula 1”.

Com o terceiro lugar em Austin, Max Verstappen chegou a 354 pontos e segue na liderança do Mundial de pilotos, contra 297 pontos do vice-líder Lando Norris. Charles Leclerc é o terceiro, com 275.

Verstappen e Norris protagonizam lances polêmicos no GP dos EUA

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais