Felipe Drugovich ficou fora do segundo dia de testes da pré-temporada 2023 da Fórmula 1, nesta sexta-feira (24), no Bahrein. No entanto, o brasileiro ganhou elogios pela participação nas atividades da véspera.
Piloto de testes da Aston Martin, Drugovich pilotou pela manhã, registrando 40 voltas. Ele chegou a ficar fora de parte da programação em decorrência de um problema eletrônico, mas conseguiu o sétimo tempo entre os dez pilotos que estiveram na pista, além do 14º lugar entre os 19 que correram ao longo do dia.
“Felipe realizou um excelente trabalho nesta manhã, com muitos trabalhos para recolher dados aerodinâmicos. Ele não deu tantas voltas quanto gostaríamos por causa do problema eletrônico, mas no tempo que tivemos, ele acelerou rapidamente e fez um trabalho muito bom”, destacou Tom McCullough, diretor de performance da Aston Martin.
Drugovich foi escalado de última hora para participar dos testes em Sakhir, entre quinta-feira (23) e sábado (25), depois que o canadense Lance Stroll, titular da Aston Martin, sofreu um acidente ciclístico na Espanha e fraturou os antebraços. O paranaense, no entanto, ficou fora das atividades desta sexta, uma vez que o time decidiu escalar apenas Fernando Alonso para os trabalhos nos dois turnos (manhã e tarde). A programação do time para o terceiro dia de atividades ainda não foi divulgada.
Para o piloto brasileiro, a experiência foi feliz. Foi a primeira vez que Felipe Drugovich pilotou pela Aston Martin desde novembro, quando guiou o modelo AMR22, utilizado em 2022, nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi.
“Pilotar o AMR23 (de 2023) pela primeira vez hoje foi ótimo. Eu realmente aproveitei. Passei algumas voltas no começo me familiarizando com o fato de estar de volta ao volante, mas senti que pude acelerar, e logo eu estava de volta em um bom ritmo”, analisou o brasileiro, campeão da Fórmula 2 em 2022.
Ao fim do primeiro dia, a Aston Martin se mostrou satisfeita com o desempenho apresentado. Além das 40 voltas de Felipe Drugovich pela manhã, o time contabilizou 60 voltas à tarde com Alonso, que fechou o dia com o segundo lugar.
“Foi um sólido dia de testes como um todo. Tivemos alguns problemas, que nos custaram algum tempo de pista, mas quando o carro esteve correndo, conseguimos realizar nosso plano de testes. Temos que recuperar o tempo perdido nos próximos dois dias para garantirmos o máximo de aprendizado até a corrida (GP do Bahrein) da próxima semana”, acrescentou Tom McCullough.