Possível troca de Lawson por Tsunoda na Red Bull divide opiniões na Fórmula 1

Neozelandês não pontuou nas duas primeiras etapas de 2025 e pode perder vaga já no GP do Japão

Da redação

Possível troca de Lawson por Tsunoda na Red Bull divide opiniões na Fórmula 1
Sem pontos nas duas primeiras corridas, Lawson tem destino incerto
Reuters

A possível troca de Liam Lawson por Yuki Tsunoda na Red Bull é um rumor crescente na imprensa especializada diante do desempenho do neozelandês no início da temporada 2025 da Fórmula 1. Mas a possibilidade não é unanimidade entre pilotos, ex-pilotos, dirigentes e comentaristas.

No GP da Austrália que abriu a temporada, Lawson foi 18º na qualificação, largou do pitlane e abandonou após um acidente. Depois, no GP da China, foi 14º na corrida sprint e 12º na corrida principal – na segunda prova, chegou em 15º lugar, mas ganhou posições após punições a três pilotos.

Yuki Tsunoda, por sua vez, foi o 12º colocado no GP da Austrália com a Racing Bulls. No GP da China, somou três pontos com o sexto lugar na corrida sprint e 16º na corrida principal.

Os dois foram os principais candidatos a uma vaga na Red Bull em 2025 após a dispensa de Sergio Pérez no fim de 2024. Tsunoda foi preterido seguiu na Racing Bulls depois que a Red Bull entendeu que Lawson estava no mesmo patamar do japonês, mas como mais potencial a ser explorado.

Com Lawson agora questionado, a imprensa especializada aponta para uma possível volta do neozelandês à Racing Bulls. O nome de Franco Colapinto, no entanto, é cotado na equipe – Helmut Marko, consultor das equipes Red Bull, foi visto nas instalações da Alpine no fim de semana do GP da China.

Enquanto a situação não se define, vários nomes de manifestaram – direta ou indiretamente – sobre a possível troca. Confira opiniões:

Indireta de Christian Horner

O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, não se manifestou publicamente sobre o caso. No entanto, após o GP da China, indicou que o time precisa de pontos com os dois pilotos se quiser brigar pelo Mundial de construtores.

Até aqui, a Red Bull é a terceira colocada do campeonato com 36 pontos, todos de Max Verstappen. No entanto, o próprio dirigente reconhece que os principais problemas da escuderia não estão dentro do cockpit em 2025.

“O campeonato (de construtores) é um pedido muito difícil, e nós precisamos de progresso significativo com o carro para que possamos pelo menos brigar por ele. Você precisa ter dois carros pontuando, o que obviamente foi prejudicial para nós no ano passado”, afirmou Horner, segundo o site da F1.

“Temos que ter dois carros lá (na disputa), e mesmo para disputar o Mundial de pilotos, você precisa que o outro carro participe. É de vital importância para a equipe assegurar que os dois pilotos corram o mais próximo da frente que puderem.”

Verstappen é contra mudança

Max Verstappen também não se manifestou abertamente sobre a possível mudança. Mas de acordo com o jornal holandês De Telegraaf, o tetracampeão prefere a permanência da Liam Lawson como companheiro na Red Bull.

“Pode-se adivinhar o que o próprio Verstappen pensa da decisão da Red Bull de sacrificar Liam Lawson após apenas duas corridas em favor de Yuki Tsunoda”, escreveu a publicação, segundo a qual o holandês “também discorda da decisão da direção da equipe de intervir tão cedo”.

Giancarlo Minardi vê carro difícil e isenta Lawson

A Racing Bulls estreou na F1 em 2006 como Toro Rosso, após a venda da equipe Minardi ao conglomerado Red Bull GmbH no ano anterior. E para o fundador do time italiano, Giancarlo Minardi, Liam Lawson deve ser mais uma vítima de Max Verstappen dentro da Red Bull.

“A Red Bull tem um problema bem diferente, se é que podemos chamar disso, no sentido de se encontrar mais uma vez correndo apenas com um piloto: Max Verstappen. No entanto, não é possível que quem quer que corra com ele tenha tantas dificuldades”, disse o ex-dirigente no site oficial da Minardi.

Para o italiano, Lawson paga o preço por pilotar um carro que prioriza o estilo de Verstappen. “Provavelmente é um carro particularmente difícil de pilotar, porque é completamente construído ao redor do holandês, que tem um estilo específico de pilotagem que causa problemas aos companheiros. Acho difícil encontrar outra explicação”, acrescentou.

Para Doornbos, Verstappen tem outra prioridade

O holandês Robert Doornbos teve uma breve passagem pela F1, disputando provas pontuais pela Minardi em 2005 e pela própria Red Bull em 2006. E é mais um que acredita que a Red Bull tem problemas maiores do que o ocupante do segundo carro.

“O que a Red Bull também sente é que, se eles também têm muitos problemas com o segundo piloto, e então uma crise administrativa dentro da organização... Será que Pierre Waché (diretor técnico, responsável pelo projeto do RB21) e seu time podem realmente melhorar aquele carro e atacar a McLaren?”, questionou, em declarações ao canal de TV Ziggo Sport.

Para Doornbos, o próprio Verstappen já percebeu que a Red Bull não poderá evoluir após as saídas de nomes como Adrian Newey e Jonathan Wheatley. Por isso, não se preocupa com quem será seu companheiro, priorizando o próprio futuro na F1.

“Acho que Max Verstappen está um tanto relaxado em meio a toda a situação”, aposta. “Eles podem oferecer o que Max quer? Acho que, em sua cabeça, Max já está secretamente dando adeus ao time.”

Ralf Schumacher dá conselho a Tsunoda

Ralf Schumacher, ex-piloto de F1 e atualmente comentarista da Sky Sports na Alemanha, torce para que Yuki Tsunoda recuse um eventual convite para trocar a Racing Bulls pela Red Bull.

“Ainda não está confirmado, mas provavelmente será assim. Dito isso, é inacreditável. Acima de tudo, inacreditável do ponto de vista administrativo. Eu não entendo”, desabafou o alemão, que viu um “caos desnecessário” por parte dos dirigentes.

“Você desestabiliza uma boa equipe como a Racing Bulls, que finalmente está em boa situação com os dois pilotos. E, em minha opinião, você queima Tsunoda, que é melhor (que Lawson), mas não tem chance contra Max”, completou.

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