O Grande Prêmio de Portugal pode assumir a vaga que pertencia à Rússia no calendário de 2022 da Fórmula 1. A prova que aconteceria no mês de setembro em Sochi foi cancelada após a invasão russa no território da Ucrânia.
De acordo com o jornal português Correio da Manhã, o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, é um dos principais candidatos a preencher a lacuna deixada do GP da Rússia. Turquia e Alemanha também estariam na disputa.
“Estamos em conversações com a organização da Fórmula 1 para acolhermos a prova de substituição”, afirmou Paulo Pinheiro, diretor do circuito português, à publicação.
Os portugueses apostam na logística para vencer a concorrência. A última prova antes da vaga no calendário é o GP da Itália, em 11 de setembro. No entanto, como a corrida seguinte acontece em Singapura, a situação da Turquia seria melhor para o deslocamento da F1.
“Tudo está dependente de questões logísticas” , reconheceu Paulo Pinheiro.
Portugal recebeu a Fórmula 1 em 2020 e 2021, após adaptações do calendário diante da pandemia da Covid-19. Para que Portimão volte a hospedar a categoria, a tendência é que o autódromo tenha que receber reformas.
Mesmo assim, a possibilidade é vista com otimismo. ““Caso a organização escolha o circuito de Portimão, será uma excelente adição ao calendário de corridas marcadas para o Autódromo do Algarve, entre elas o Grande Prêmio de MotoGP, no dia 24 de abril”, analisou Paulo Pinheiro.