A Fórmula 1 e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) descartaram um acordo com a Bridgestone para o fornecimento de pneus da categoria entre 2024 e 2027. Mas a fabricante japonesa anunciou que tem interesse em entrar na disputa para o próximo período, a partir de 2028.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (11), um dia após o anúncio da renovação da F1 com a Pirelli, a Bridgestone afirmou que “tem sincera e continuamente conversado com a FIA e com o Formula One Group a respeito do próximo acordo de pneus”, com a promessa de “avançada tecnologia e iniciativas de sustentabilidade”.
“Ainda que a Bridgestone não possa apoiar a Fórmula 1 desta vez, o processo (de seleção) recebeu reconhecimento positivo por parte da FIA e da Fórmula 1, e reforçou os valores criados pela Bridgestone”, celebrou Shuichi Ishibashi, CEO da marca asiática.
“A Fórmula 1 é a mais prestigiosa plataforma global do automobilismo, e a Bridgeston tem estudado a F1 como uma das várias opões para apoiar sua estratégia global no automobilismo”, acrescentou.
A Pirelli segue pelo menos até 2027 garantida como fornecedora única de pneus da F1, em um ciclo iniciado em 2011. Antes, a fabricante italiana já havia equipado carros em três ciclos: de 1950 a 1959, de 1981 a 1986 e de 1989 a 1991.
A Bridgestone, por sua vez, passou pela primeira vez entre 1976 e 1977, antes de se estabelecer entre 1997 e 2010. Na segunda passagem, dividiu as pistas com Goodyear (em um ciclo de 1964 a 1998) e com a Michelin (2000 a 2006).