Pilotos da F1 creem que mudanças na pista da Arábia Saudita não farão diferença

Organizadores da corrida em Jeddah alteram áreas de escape de várias curvas para melhorar visibilidade dos pilotos

Da redação

GP da Arábia Saudita F1
GP da Arábia Saudita
F1

Após um primeiro GP da Arábia Saudita, realizado em dezembro de 2021, cheio de incidentes e bandeiras vermelhas, a organização do evento realizou mudanças em nove das 27 curvas para melhorar a visibilidade a fim de minimizar riscos de novos acidentes na corrida deste ano, realizada no próximo domingo. 

Contudo, segundo alguns pilotos do grid, as alterações, que não afetam o traçado e os limites da pista, mas sim o posicionamento das barreiras de segurança, não devem fazer tanta diferença. 

“Não sei se fará tanta diferença. Vai depender do tráfego na pista, mas não só isso, também depende dos pilotos. Vamos ter que esperar para ver. Mas não consigo ver como essas mudanças terão um grande efeito no cenário que vimos no ano passado. Acho que estão na direção correta, só não sei se é o bastante, especialmente na última parte da pista”, afirma Charles Leclerc ao site "RaceFans".

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou o recuou das barreiras na curvas, 2, 3, 14 e 21. Nas curvas 16, 22 e 24, as barreiras foram arredondadas, também para melhorar a visibilidade. E ainda com esse pensamento, a pista ficou mais larga na saída da última curva. 

Mick Schumacher, um dos pilotos que acabou batendo na pista, também não prevê um cenário tão diferente com as mudanças. 

“Ainda acho que algumas curvas poderiam apenas ter virado retas. Seria mais fácil, assim como teríamos menos curvas para lembrar. Acho que é algo que vai evoluir com o tempo”, afirma Schumacher.  

Diferentemente do companheiro e de Mick Schumacher, Carlos Sainz foi mais crítico ao expressar sua opinião a respeito das mudanças na pista. 

“Eu estava comentando com o Charles que eles só moveram as barreiras, mas o traçado ainda ficará próxima à parede, o que não ajuda na visibilidade. Isso mostra que precisamos melhorar ainda mais esse relacionamento com a FIA, porque esperávamos uma melhora. E, na minha opinião, não melhorou muito. Só um tantinho assim bem pequeno”, diz Sainz. 

Os pilotos vão para a pista de Jeddah já na manhã desta sexta-feira para o primeiro treino livre do GP da Arábia Saudita, a partir das 11h. A segunda sessão está marcada para as 14h. 

Notícias

Carregar mais