Pilotos da Sauber despistam sobre 2025, mas garantem conversas sobre futuro na F1

Valtteri Bottas e Guanyu Zhou negociam para saber se permanecerão no grid depois de 2024

Em meio à dança das cadeiras da Fórmula 1 para a temporada 2025, um dos movimentos mais aguardados veio no final de julho, quando a Williams anunciou Carlos Sainz como titular para a próxima temporada. Com isso, algumas situações ganharam contornos mais nítidos.

O espanhol era um dos favoritos a uma vaga na Sauber, que vive momento de transição para se tornar equipe de fábrica da Audi a partir de 2026. Nico Hulkenberg está confirmado como titular do time em 2025, mas a outra vaga segue indefinida.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, atualmente na Fórmula 2, está na lista dos cotados – uma relação que conta também com nomes como Robert Shwartzman e Mick Schumacher. Mas os titulares da Sauber em 2024 também estão na disputa.

“Obviamente, nós tivemos uma recente mudança no mercado de pilotos, assim como tivemos dentro de nossa equipe em termos de liderança”, afirmou Valtteri Bottas nesta quinta-feira (22) às vésperas do GP da Holanda.

A declaração do finlandês faz referência à chegada de Mattia Binotto, ex-chefe de equipe da Ferrari, como diretor de operações (COO) e diretor do departamento técnico (CTO) da Sauber em julho. Ao mesmo tempo, Andreas Seidl deixou o cargo de diretor técnico (CEO) da escuderia suíça.

Bottas tem contrato com a Sauber até o fim de 2024 e ainda não sabe se permanece no time, do qual é titular desde 2022. Ao mesmo tempo, era especulado em equipes como Williams e Mercedes. Por enquanto, não sabe se estará no grid em 2025.

“Isso (chegada de Binotto) meio que resetou as conversas que eu vinha tendo com a equipe. Nós nos encontramos com Mattia depois de Spa, e continuamos as discussões nesta semana”, afirmou Valtteri Bottas, que reconhece que gostaria de ter definido sua situação para 2025 “bem antes” da pausa entre os GPs da Bélgica e da Holanda.

“Uma grande peça do quebra-cabeças se definiu com Carlos, e agora obviamente estou conversando com Mattia. (A Sauber) é onde quero estar e permanecer a longo prazo”, assegurou.

Guanyu Zhou também tem contrato com a Sauber até o fim de 2024, e é mais um com futuro incerto. Por enquanto, afirma apenas que vem mantendo conversas com a cúpula da equipe.

“Estamos conversando a respeito”, disse o piloto chinês. “É claro que falamos sobre isso. É um dos assuntos encaminhados para as próximas semanas, para vermos onde estarei a partir da próxima temporada”, acrescentou.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais