Da Fórmula 2 à base da Indy: onde estarão os jovens pilotos brasileiros em 2024?

Nomes como Gabriel Bortoleto, Enzo Fittipaldi e Aurelia Nobels estarão em competições ao redor do mundo

Da redação

Na Fórmula 2, Brasil terá Gabriel Bortoleto (foto) e Enzo Fittipaldi
Divulgação/McLaren

Se você gosta de automobilismo, poderá acompanhar muitos brasileiros em ação ao longo de 2024. Na Fórmula 1, Felipe Drugovich seguirá como piloto de testes da Aston Martin. Pietro Fittipaldi disputará a Indy pela Rahal Letterman Lanigan Racing. Também na Indy, Helio Castroneves disputará as 500 Milhas de Indianápolis pela Meyer Shank. Na Fórmula E, Lucas di Grassi e Sergio Sette Câmara permanecem como titulares – respectivamente por ABT Cupra e ERT.

Mas e além deles? Fora os brasileiros mais conhecidos do automobilismo internacional, quem mais estará nas pistas?

Nós separamos aqui uma lista de jovens pilotos brasileiros que competirão ao longo de 2024 em diversas categorias de formação, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Vale a pena ficar de olho para acompanhar quem poderá chegar – e brilhar – em categorias como a Fórmula 1 e a Indy nos próximos anos.

Confira:

  • Gabriel Bortoleto
    Deve concentrar boa parte das atenções do público em 2024. Depois de estrear na Fórmula 3 em 2023 com o título, o paulista acertou com a Invicta para disputar a Fórmula 2 em 2024. De quebra, entrou para a academia de pilotos da McLaren.
  • Enzo Fittipaldi
    A temporada 2023 da Fórmula 2 ficou marcada pela primeira vitória de Enzo Fittipaldi na categoria. No entanto, deixou a equipe Rodin Carlin e foi para a Van Amersfoort, pela qual disputará a quarta temporada da F2 – em 2021, estreou nas últimas corridas do ano pela Charouz.
  • Rafael Câmara
    O pernambucano vai para a segunda temporada na Fórmula Regional Europeia, a Freca, depois do quinto lugar em 2023. Integrante da academia de formação de pilotos da Ferrari, Câmara continuará correndo pela Prema, com dois companheiros de equipe que merecem atenção: a espanhola Marta García, campeã da F1 Academy em 2023, e Ugo Ugochukwu, piloto da academia da McLaren. De quebra, disputará também a Fórmula Regional do Oriente Médio a partir de janeiro.
  • Pedro Clerot
    Campeão da temporada 2022 da Fórmula 4 Brasil, Clerot vai para a temporada 2024 da Freca para correr pela Van Amersfoort Racing. Nos últimos anos, o brasiliense participou de diversas categorias no exterior, disputando os campeonatos da Fórmula 4 na Itália, na Espanha e nos Emirados Árabes. É mais um que correrá a F-Regional do Oriente Médio.
  • Aurelia Nobels
    A temporada 2023 na Fórmula 4 italiana foi apagada, mas a brasileira segue prestigiada na Academia de Pilotos da Ferrari. Em 2024, a escuderia italiana já anunciou que Aurelia estará na F1 Academy. A equipe pela qual ela correrá, no entanto, ainda não foi divulgada.
  • Emerson Fittipaldi Jr.
    O filho de Emerson Fittipaldi vai para a quarta temporada no automobilismo internacional, disputando duas categorias pela equipe MP Motorsport. Entre janeiro e fevereiro, correrá a Fórmula Regional do Oriente Médio; depois, de abril a novembro, participará da Eurocup-3, na qual já competiu em provas de 2023.
  • Filippo Fiorentino
    Filippo Fiorentino disputou as últimas provas da temporada 2023 da Fórmula 4 espanhola pela Cram Motorsport, que aprovou o desempenho e renovou o compromisso com o brasileiro para 2024. Antes da estreia no campeonato, Fiorentino disputará também a Fórmula Winter Series pelo time, com provas também na Espanha entre fevereiro e março.
  • Nic Giaffone
    Campeão da USF Juniors em 2023 pela equipe DEForce, subiu de categoria e vai disputar a USF 2000 pela mesma equipe. As competições fazem parte da pirâmide de formação da Indy – para chegar à categoria principal, em geral é preciso passar ainda pela USF Pro 2000 e pela Indy NXT.
  • Nicholas Monteiro
    Em 2023, disputou a temporada da USF Pro 2000 por duas equipes diferentes – primeiro pela NeoTech, depois pela TJ Speed. Em 2024, segue na terceira das quatro categorias de formação da Indy, mas por outro time. Agora, vai competir pela DEForce.
  • Lucas Fecury
    Em 2023, Lucas Fecury disputou a USF Juniors, e ainda conseguiu uma vaga para a última etapa da USF 2000. Deve seguir nos Estados Unidos em 2024, mas participará da Fórmula Regional da Oceania em 2024. A competição tem cinco rodadas triplas, que serão disputadas entre janeiro e fevereiro na Nova Zelândia.
  • Vinícius Tessaro
    Campeão da temporada 2023 da Fórmula 4 Brasil, Vinícius Tessaro fez as malas rumo aos Estados Unidos para entrar na pirâmide da Fórmula Indy. Em 2024, disputará a USF Juniors pela equipe DEForce.
  • Bruno Ribeiro
    O companheiro de Vinícius Tessaro na DEForce também será um brasileiro: Bruno Ribeiro, que testou pela equipe ao longo de 2023. Na última temporada, Ribeiro disputou a Fórmula Evo.
  • João Vergara
    E mais um brasileiro no grid da USF Juniors será João Vergara. Aos 16 anos, o piloto – sobrinho do experiente Ozz Negri – vem de experiências em categorias norte-americanas. Correrá pela equipe Exclusive Autosport.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.