O piloto russo Alexander Smolyar anunciou nesta quinta-feira (10) que não disputará mais a temporada 2022 da Fórmula 3.
A decisão foi tomada como resposta às medidas adotada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) diante da invasão da Rússia ao território da Ucrânia. De acordo com a entidade, pilotos russos e bielorrussos não poderão utilizar símbolos nacionais – como bandeiras, cores e hinos – em competições até segunda ordem.
Além disso, a federação ainda exigiu que pilotos de Rússia e Belarus assinassem um termo de compromisso para participarem de disputas. O documento, entre outras questões, determina que os corredores não expressem “nenhum apoio (direto ou indireto) às atividades russas e/ou bielorrussas em relação à Ucrânia”.
Apoiado pelo projeto russo SMP Racing, Smolyar informou nas redes sociais que ficará fora de competições em 2022. Decisão semelhante já havia sido anunciada por outros pilotos do país.
“Não irei competir na FIA Fórmula 3 ou em outras categorias internacionais neste ano”, disse Smolyar. “Apoio a decisão da SMP Racing de paralisar seu programa europeu como resultado de requerimentos sem precedentes que a FIA impôs sobre qualquer piloto russo como condição para acessar competições internacionais”, completou.
O projeto SMP Racing foi fundado em 2013 por Boris Rotenberg, presidente do banco russo SMP e amigo pessoal do presidente russo Vladimir Putin. O projeto, que apoia diversos pilotos do país, já havia informado que não participaria de competições internacionais na temporada.
Desta forma, Alexander Smolyar é mais um piloto russo a ficar fora de grids em 2022. Na Fórmula 1, Nikita Mazepin perdeu a vaga na Haas após o rompimento da equipe com sua patrocinadora, a Uralkali. No Mundial de Endurance, a equipe russa G-Drive abandonou a competição, deixando os pilotos Daniil Kvyat e Roman Rusinov fora das corridas. Na W Series, Irina Sidorkova foi substituída por Jem Hepworth em testes na última semana.
Smolyar seria companheiro do brasileiro Caio Collet e do indiano Kush Maini na equipe MP Motorsport em 2022. Sem o russo, a categoria tem agora duas vagas abertas para a temporada, que começa no dia 19 de março – a equipe Jenzer Motorsport também ainda não anunciou quem será seu terceiro piloto.