Pietro Fittipaldi foi o único piloto da Haas a participar dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 nesta quinta-feira (10), no Bahrein. E o brasileiro encerrou o dia com uma avaliação positiva do novo carro da equipe, o VF-22.
O piloto reserva da Haas integrou apenas a sessão da tarde em Sakhir, já que um atraso logístico tirou a equipe das atividades da manhã. No fim, Pietro deu 47 voltas e marcou 1min37s422 na melhor delas. Foi o 15º tempo entre os 15 pilotos do dia.
“Terminamos o teste aqui no Bahrein, o primeiro dia aqui para mim neste novo carro. O carro certamente é muito diferente se comparado aos dos últimos anos, com a frente muito mais baixa, muito mais difícil de pilotar em minha opinião. Mas tivemos um ótimo teste”, analisou.
Segundo Pietro, o objetivo era conseguir o máximo de quilometragem para analisar dados. O brasileiro não participou das atividades de pré-temporada da F1 com a equipe em Barcelona, entre 23 e 25 de fevereiro – quando a equipe, segundo ele, esteve “um pouco limitada”.
A sina do primeiro vencedor na temporada da F1 (desde 2017)
“Os objetivos eram entender a confiabilidade em relação a Barcelona, na qual definitivamente houve uma melhora. Estou muito feliz em compreender este novo carro e ter um sentimento inicial. Estou feliz com o dia, e vamos como vai ser o resto dos testes”, completou.
A Haas também se mostrou satisfeita com o desempenho na sessão, na qual andou apenas com pneus duros e testou novos pneus C2 ainda em avaliação. Ao todo, foram 254,36 km percorridos pelo carro no Bahrein nesta quinta-feira.
“Finalmente conseguimos dar sequência hoje depois dos atrasos com nossa logística. A equipe fez um trabalho fantástico para deixar o carro pronto tendo 36 horas a menos que as equipes. Fomos apenas para o teste da tarde, mas precisamos compensar nos próximos dias. No fim das contas, foi um bom dia – conseguimos compreender como o carro funciona e precisamos continuar assim”, analisou Gunther Steiner, chefe de equipe da Haas.
Nesta sexta-feira (11), a equipe norte-americana terá seus titulares nos testes. O alemão Mick Schumacher pilotará pela manhã, enquanto o dinamarquês Kevin Magnussen assume as funções à tarde.