
No ano em que a Fórmula 1 completa 75 anos de história, algumas vitórias são marcos importantes. Entre eles, uma estatística muito curiosa: apenas dois pilotos conseguiram vencer no exato dia do aniversário.
Em toda a história da categoria, apenas Jean Alesi e James Hunt conseguiram esse feito. Porém, Oscar Piastri pode se juntar a dupla se vencer o GP do Japão, em Suzuka, no dia 6 de abril, data em que completa 24 anos.
29 de agosto de 1976 - GP da Holanda
A temporada de 1976 ficou marcada pela disputa intensa entre a McLaren de James Hunt e a Ferrari de Niki Lauda, retratado pelo filme “Rush - No Limite da Emoção" de 2013. Após o acidente em Nürburgring, Lauda teve que ficar de fora de duas provas: Áustria e Holanda.
Hunt chegou em Zandvoort com uma desvantagem de 11 pontos para Lauda. Em uma corrida em que o piloto da McLaren foi pressionado até o fim por Clay Regazzoni, companheiro do austríaco na Ferrari, o inglês resistiu e levou o “caneco” para casa.
Com isso, Hunt diminui a vantagem no campeonato para apenas dois pontos. Lauda retornaria para a Fórmula 1 já na etapa seguinte: o GP da Itália.
11 de junho de 1995 - GP do Canadá
Desde que entrou para a Ferrari em 1991, a má sorte, e falta de um carro competitivo conspiraram para impedir Jean Alesi vencer a sua primeira corrida na Fórmula 1. No Grande Prêmio do Canadá de 1995, após sete anos de sua estreia, a glória alcançou finalmente o francês como um presente de aniversário.
Alesi herdou a liderança a pouco mais de 11 voltas do final, quando o Benetton de Michael Schumacher teve problemas na caixa de câmbio e deixou o alemão na mão. Em sua 91ª tentativa, Jean Alesi finalmente foi um venceu um Grande Prêmio, quando completou 31 anos.