UOL - O melhor conteúdo

Piastri pode repetir feito conquistado por apenas dois pilotos se vencer no Japão

Se vencer em Suzuka, australiano se tornará apenas o terceiro piloto na história da F1 a triunfar no dia do próprio aniversário

Da redação

Piastri pode repetir feito conquistado por apenas dois pilotos se vencer no Japão
Piastri pode repetir feito conquistado por apenas dois pilotos se vencer no Japão
Reprodução

No ano em que a Fórmula 1 completa 75 anos de história, algumas vitórias são marcos importantes. Entre eles, uma estatística muito curiosa: apenas dois pilotos conseguiram vencer no exato dia do aniversário. 

Em toda a história da categoria, apenas Jean Alesi e James Hunt conseguiram esse feito. Porém, Oscar Piastri pode se juntar a dupla se vencer o GP do Japão, em Suzuka, no dia 6 de abril, data em que completa 24 anos. 

29 de agosto de 1976 - GP da Holanda 

A temporada de 1976 ficou marcada pela disputa intensa entre a McLaren de James Hunt e a Ferrari de Niki Lauda, retratado pelo filme “Rush - No Limite da Emoção" de 2013. Após o acidente em Nürburgring, Lauda teve que ficar de fora de duas provas: Áustria e Holanda.

Hunt chegou em Zandvoort com uma desvantagem de 11 pontos para Lauda. Em uma corrida em que o piloto da McLaren foi pressionado até o fim por Clay Regazzoni, companheiro do austríaco na Ferrari, o inglês resistiu e levou o “caneco” para casa. 

Com isso, Hunt diminui a vantagem no campeonato para apenas dois pontos. Lauda retornaria para a Fórmula 1 já na etapa seguinte: o GP da Itália. 

11 de junho de 1995 - GP do Canadá 

Desde que entrou para a Ferrari em 1991, a má sorte, e falta de um carro competitivo conspiraram para impedir Jean Alesi vencer a sua primeira corrida na Fórmula 1. No Grande Prêmio do Canadá de 1995, após sete anos de sua estreia, a glória alcançou finalmente o francês como um presente de aniversário. 

Alesi herdou a liderança a pouco mais de 11 voltas do final, quando o Benetton de Michael Schumacher teve problemas na caixa de câmbio e deixou o alemão na mão. Em sua 91ª tentativa, Jean Alesi finalmente foi um venceu um Grande Prêmio, quando completou 31 anos.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar