Pérez pode receber "bilhete azul" da Red Bull se não melhorar, diz Sabino

Mexicano tem renovação assegurada com a Red Bull por mais dois anos, mas sofre para entregar resultados na temporada de 2024

Por Da redação

Pérez está a 5 corridas sem subir ao pódio (Foto: Thomas Coex/Reuters)

A vida não anda fácil para Sergio Pérez. O mexicano tem sofrido para entregar resultados na temporada de 2024 e, mesmo com a renovação assegurada com a Red Bull por mais dois anos, tem sua vaga ameaçada para 2025, segundo o comentarista Fred Sabino, do Cola no Grid.  

"Se o Perez continuar marcando tão poucos pontos nas próximas corridas, ele não só vai perder essa quinta posição no campeonato de pilotos como realmente eu vejo uma possibilidade da Red Bull ser ameaçada no Mundial de construtores, principalmente pela McLaren. O (Oscar) Piastri teve uma corrida meio problemática (no GP da Espanha), mas é um piloto que tem marcado pontos regularmente nas últimas provas. Então é uma situação bem complicada para a Red Bull e com certeza tem algum gatilho ali no contrato que, se não entregar o mínimo de performance, bilhete azul para ele", disse.

De fato o desempenho de Pérez é decepcionante até o momento. O mexicano até conseguiu bons resultados no início da temporada com quatro pódios - duas vezes terminando em segundo lugar e outras duas na terceira colocação. No entanto, já não sabe o que é terminar entre os três primeiros há cinco corridas e, cada vez mais, se distancia do pelotão de cima.

Com dez provas disputadas até o momento, Pérez é superado por Max Verstappen, Lando Norris (McLaren), Charles Leclerc e Carlos Sainz (ambos da Ferrari). Pior é que quem está atrás vem conquistando bons resultados recentes, como Piastri e a dupla da Mercedes, George Russel e Lewis Hamilton. O mexicano tem quase metade dos pontos de seu companheiro de Red Bull (219 a 111). "A Red Bull está competindo com apenas um piloto. O Sérgio Perez fez mais uma corrida medíocre. É evidente que a estratégia da Red Bull, ao meu ver, também não ajudou nada o piloto mexicano, mas o Perez ficou para trás de novo", disse Sabino.  

Para Laís Souza, produtora de conteúdo e convidada do programa, o mexicano corre contra o tempo para convencer a equipe austríaca que pode seguir como companheiro do tricampeão mundial em 2025. "Eu não entendo a renovação do Checo. Eu entendo a parte comercial, eu entendo a parte que a gente sabe que tem muitas questões de bastidores, mas em termo de performance não. Eu acredito que, ou o Checo se encontra ou essa renovação dele até pode chegar a cair porque vai impactar. Eu acho que tanto Ferrari e hoje eu vejo até uma McLaren mais propensa a brigar, chegar a encostar e trazer problemas para a Red Bull no Mundial de Construtores, que para mim é o campeonato mais importante, é o que traz o dinheiro para casa, é o que determina muitas coisas, até de equipe, movimentação de mecânicos. O ponto é até quando o Perez aguenta essa pressão", afirmou.

Lourenço Barreto, correspondente e apresentador da F1, acredita que o contraste e a comparação com Verstappen é algo que pesa muito na avaliação de Pérez. "Enquanto um Red Bull se destacou, o outro fracassou no pelotão. Este foi outro fim de semana em que não conseguiu encontrar uma configuração e equilíbrio que lhe permitissem extrair um ritmo consistentente", disse. "Um oitavo lugar com um carro que lidera confortavelmente o campeonato de construtores é decepcionante".

Enquanto o cenário não é nada favorável, o chefe da Red Bull, Christian Horner, mantém o discurso de confiança em seu piloto e manutenção dos planos para 2025. "Precisamos do Checo. Ele sabe disso e a equipe sabe disso", disse. Nas primeiras quatro ou cinco corridas deste ano foi fantástico. Só precisamos trazê-lo de volta. Acho que ele teve algumas corridas difíceis e as coisas não correram como ele queria. Ele é um piloto cheio de confiança e está de volta à zona de pontuação".

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.