Carlos Sainz é tetracampeão do Rally Dakar; brasileiro Lucas Moraes é nono

Veterano espanhol não venceu nenhum estágio individual, porém teve atuação consistente para conquistar o título da 46ª edição do rali mais famoso do mundo; brasileiro Lucas Moraes é nono

Da redação

Carlos Sainz é tetracampeão do Rally Dakar; brasileiro Lucas Moraes é nono
Carlos Sainz e Carlos Sainz Jr no Rally Dakar
Reprodução

Carlos Sainz, pai do piloto homônimo da Ferrari na F1, foi o campeão na categoria carros da edição 2024 do Rally Dakar, nesta sexta-feira. Nesta, que foi a 46ª edição do rali mais famoso do mundo, Sainz, de 61 anos, não apenas se consagrou tetracampeão, mas também conquistou o primeiro título da Audi no Dakar, na categoria carros. E tudo isso diante dos olhos de Sainz Jr., que ainda de férias da F1, acompanhou a jornada do pai. 

“Nós sofremos, nós lutamos, mas, acima de tudo, nos divertimos. Que sensação incrível cruzar a linha de chegada e poder celebrar com aqueles que tornaram isso possível. Do fundo do coração, obrigado!”, postou em suas redes sociais. 

Apesar de não ter vencido nenhuma das etapas, Sainz e o navegador, Lucas Cruz, tiveram uma performance consistente para desbancar os vice-campeões, Guillaume de Mevius e Xavier Panseri, com vantagem de 1h e 20 minutos. Lenda do rali mundial, o francês Sébastien Loeb e o navegador Fabian Lurquin ficaram com a terceira colocação após sofrerem com problemas mecânicos na penúltima etapa. 

Agora tetracampeão, Sainz é o terceiro maior vencedor do Rally Dakar. À frente dele estão Nasser Al-Attiyah, com cinco títulos, e  Stéphane Peterhansel com oito títulos. 

Sainz Jr. comenta emoção de ver pai tetracampeão

"Estou orgulhoso, aliviado, e muito feliz com o que ele conquistou, obviamente. Ele é incrível. Com essa idade, ele conseguiu realizar esse projeto, que era o sonho dele", comenta o piloto da Ferrari no vídeo. 

Conquista veio um ano após acidente e fratura de vértebras

O tetracampeonato veio apenas um ano após Sainz fraturar duas vértebras na edição 2023 do Dakar. Na ocasião, o espanhol, com então 60 anos, abandonou o campeonato após capotar com seu Audi, causando danos irreparáveis no carro. 

Participação brasileira no Rally Dakar 2024

O brasileiro Lucas Moraes, que se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma etapa no Dakar, entre as cidades de Ad Dawadimi e Al Salamiya, na Arábia Saudita, encerrou a sua participação em nono após sofrer com problemas de suspensão na 11ª etapa. O melhor resultado de Lucas havia sido no ano passado, quando terminou em terceiro lugar. 

Top 10 na categoria carros no Rally Dakar 2024

  1. Carlos Sainz e Lucas Cruz - Team Audi Sport;
  2. Guillaume de Mevius e Xavier Panseri - Overdrive Racing - +1h20min25s
  3. Sebastian Loeb e Fabian Lurquin - Bahrain Raid Xtreme - +1h25min12s
  4. Guerlain Chicherit e Alex Winocq - Overdrive Racing - +1h35min59s
  5. Martin Prokop e Viktor Chytka - Orlen Jipocar Team - +2h16min43s
  6. Guy David Botterill e Brett Cummings - Toyota Gazoo Racing - +2h40min33s
  7. Giniel de Villiers e Dennis Murphy - Toyota Gazoo Racing - +2h50min26s
  8. Benediktas Vanagas e Kuldar Sikk - Toyota Gazoo Racing Baltics - +2h57min17s
  9. Lucas Moraes e Armand Monleon - Toyota Gazoo Racing - +3h03min12s
  10. Mathieu Serradori e Loic Minaudier - Century Racing Factory Team - +3h04min12s

Notícias

Carregar mais