UOL - O melhor conteúdo

O que se sabe sobre o acidente que tirou Gabriel Bortoleto do GP da Austrália

Brasileiro rodou a dez voltas para o fim, mas imagens mostraram quebra de suspensão antes da batida

Da redação

Um acidente a dez voltas para o fim encerrou prematuramente a estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1, no Grande Prêmio da Austrália, neste domingo (16).

O brasileiro da Sauber fazia uma corrida sólida e vinha em 13º lugar quando rodou sozinho e bateu. A equipe, no entanto, teve motivos para comemorar: Nico Hulkenberg terminou em sétimo lugar e somou seis pontos, superando a pontuação alcançada ao longo de toda a temporada 2024.

O desempenho da dupla em Melbourne foi aprovado pela Sauber. “Parabéns aos dois pilotos por seus desempenhos, e especialmente para Nico por assegurar seus primeiros pontos pela equipe. Foi um forte esforço coletivo ao longo de todo o fim de semana”, destacou Beat Zehnder, diretor de operações da equipe suíça.

“O time executou tudo muito bem, tomando as decisões corretas em condições que variavam e construindo as bases para este resultado. Embora este seja um grande passo à frente, continuamos concentrados e buscando soluções para os desafios que encontraremos para assegurarmos que podemos consistentemente lutar por pontos”, projetou, otimista.

A principal suspeita do acidente é de um problema de freios, que Bortoleto teria relatado à Sauber pelo rádio. No momento da rodada, o carro do brasileiro sofreu uma quebra na suspensão traseira direita antes de bater no muro – o que poderia indicar um problema, ou simplesmente ser consequência das forças de aceleração laterais na rodada, embora a suspensão seja pensada para resistir a tais forças.

Em comunicado, a Sauber elogiou a estreia de Bortoleto, que “teve uma tarde sólida, seguindo de perto seu companheiro de equipe, mas sendo vítima da chuva no fim”. Curiosamente, o acidente veio em um bom momento do brasileiro, que havia feito sua melhor volta - 1:24.192 na volta 43, enquanto a melhor volta da corrida, 1:22.167, veio com Lando Norris. De quebra, o estreante trocou os pneus na volta 44, tirando os compostos intermediários (verdes) e colocando pneus médios (amarelos).

Em entrevista à Band após a corrida, Bortoleto evitou confirmar se o acidente foi causado por problemas de freio. “A gente não sabe ainda direito. Vamos analisar tudo, mas ainda não temos certeza de nada", resumiu o piloto do carro número 5, que indicou que pode ter forçado o ritmo e cometido um erro na batida.

“Eu sabia que o pessoal na minha frente tinha alguns de slick, estava começando a chover mais – eu quis recuperar o tempo perdido para tentar chegar um pouquinho mais perto, forcei um pouquinho demais, peguei a zebra, o carro rodou para dentro e eu acabei tocando na parede. Não danificou muito, mas não dava para continuar a corrida”, analisou.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar