Você já deve ter ouvido a expressão “piloto tal vai poder abrir a asa agora” e ficou sem entender. Mas agora vamos te ajudar a entender o que significa “abrir a asa na Fórmula 1".
Abrir a Asa na Fórmula 1 na mais é do que ativar o sistema de DRR (Drag Reduction System, ou sistema de redução de arrasto, em tradução livre). Quando ativado, o sistema movimenta um flap na asa traseira, permitindo a passagem de mais ar para reduzir o arrasto areodinâmica e possibilitar maior velocidade final, auxiliando em ultrapassagens.
Como funciona a asa móvel na Fórmula 1?
Primeiro é importante entender como funciona a aerodinâmica de um carro de Fórmula 1. O conceito se assemelha ao que faz os aviões voarem, mas de forma oposta. Enquanto o avião é empurrado para cima pelo fluxo de ar, gerando sustentação, o carro de F1 é empurrado para baixo, gerando pressão aerodinãmica, ou “downforce”.
A asa móvel nada mais é do que um flap que se abre na asa traseira, aliviando o arrasto e a pressão aerodinâmica e permitindo que mais ar passe pela asa traseira, possibilitando assim uma maior velocidade final.
Por que a asa móvel foi introduzida na Fórmula 1?
Para possibilitar mais ultrapassagens. Com os carros jogando cada vez mais ar turbuleto para parte de trás, se tornou cada vez mais difícil para um rival seguir outro sem perder aderência entre as curvas de um circuito. Então a maneira encontrada para mitigar isso foi possibilitar maior velocidade final para o caror de trás nas retas, possibilitando assim que o piloto de trás ganhe o terreno que perdeu nas curvas por causa do ar turbulento.
Quando a asa móvel foi introduzida na Fórmula 1?
O sistema foi introduzido na Fórmula 1 na temporada de 2011.
Onde a asa pode ser aberta na Fórmula 1?
A asa móvel term áreas específicas de detecção e ativação. Enquanto alguns circuitos possuem apenas uma zona de detecção e abertura, como o circuito de Mônaco, outras pistas possuem mais, caso do Albert Park, na Austrália, e Marina Bay, em Singapura, que possuem quatro zonas de abertura da asa móvel.
Quando asa pode ser aberta na Fórmula 1?
Nos treinos livres e nas classificações, o uso é liberado detro das zonas específicas. Já na corrida, para um piloto poder abrir a asa é preciso que ele esteja a 1 segundo ou menos de distância para o rival da frente na passagem de ambos pela zona de detecção. O sistema é liberado a partir da segunda volta da corrida, ou a segunda volta após bandeira vermelha ou segunda volta após o safety car sair da pista (quando foi intruduzido, a abertura só ocorria a partir da terceira volta). Em situações de pista molhada, a asa móvel é desativada por questões de segurança.
Como é aberta a asa móvel na Fórmula 1?
Ao passarem pela zona de abertura, caso os pilotos que queiram ativar o sistema estejam a 1s ou menos do rival à frente, uma luz se acende no volante indicando a liberação para a abertura da asa, que pode ser feita por um botão no próprio volante.
Como é fechada asa na Fórmula 1?
Para que o piloto não se distraia tendo que novamente apertar o botão de ativação/desativação, basta que ele tire o pé do acelerador, freie ou reduza marchas. O sistema entende que ele está se preparando para entrar numa curva e, automaticamente, fecha o flap da asa traseira.
O que acontece se a asa permanecer aberta?
É raro, mas acontece. Nesse caso, o piloto perde considerável pressão aerodinâmica na asa traseira, tornando quase impossível contornar uma curva de maior velocidade. Na prática, o piloto perde aderência das rodas traseiras e acaba rodando. Um exemplo disso foi visto com o sueco Marcus Ericsson no GP da Itália de 2018
Um piloto pode usar a asa para se defender e evitar uma ultrapassagem?
Sim, desde que ele esteja a 1 segundo a menos do rival à frente. Quando vários pilotos numa fila abrem asa ao mesmo tempo, então é criado o que se conhece como “trem de asa móvel”. Nesse caso, como todos os pilotos em uma fila estão de asa aberta, com excessão ao líder, ou ao piloto na frente da fila que não esteja ativando o DRS, o sistema acaba perdendo a eficácia.
Que outras categorias além da Fórmula 1 usam asa móvel?
Assim com a categoria principal, a Fórmula 2 e a Fórmula 3 também fazem uso do sistema de abertura de asa.
Quais são as opiniões a respeito da asa móvel na Fórmula 1?
Enquanto há consenso de que o sistema realmente ajuda em ultrapassagens, há muitas críticas sobre o modo artificial de como isso é alcançado. Isso porque as ultrapassagens costumam ser feitas bem antes do ponto de frenagem, não dando condições de defesa ao piloto que está à frente e não dependendo das habilidades do piloto que vem atrás.
Certa vez o colombiano Juan Pablo Montoya, famoso pelas ultrapassagens ousadas antes da era da asa móvel, afirmou que o uso do sistema era como dar “Photoshop a Picasso”.