Gabriel Bortoleto vai correr com o número 5 na Fórmula 1

Numeração consta em lista apresentada pela categoria e repete a utilizada no título da Fórmula 3 em 2023

Da redação

Gabriel Bortoleto vai correr na Fórmula 1 utilizando o número 5 no carro. A identidade consta em lista divulgada nesta sexta-feira (13) pela categoria e pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

O número é o mesmo utilizado por Bortoleto na temporada 2023 da Fórmula 3, quando foi campeão pela Trident. Na temporada 2024 da Fórmula 2, foi campeão pela Invicta com o carro número 10.

O brasileiro teve as primeiras experiências com o carro da Sauber no teste de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi na última terça-feira (10). Na ocasião, correu provisoriamente com o número 98.

A última vez que o número 5 havia sido utilizado na F1 foi no fim de 2022, com Sebastian Vettel na Aston Martin. Conforme a regra, os pilotos podem escolher qualquer número entre 2 e 99 para utilizar ao longo da carreira na categoria; após a aposentadoria, a numeração fica protegida por dois anos antes de ser liberada a outro piloto.

Entre os demais pilotos que estrearão na Fórmula 1 em 2025, Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) correrá com o 12, Jack Doohan (Alpine) vai com o número 7 e Oliver Bearman (Haas) vai com o 87.

Curiosamente, Doohan estreou no GP de Abu Dhabi de 2024 com o número 61, utilizado até então por ele como reserva. Bearman, pelo mesmo motivo, correu três vezes com dois números diferentes: 38 (na Ferrari) e 50 (na Haas).

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais