Novos formatos levam trajetória de Ayrton Senna para um público que não o viu correr

Séries, games, álbuns e colecionáveis levam trajetória do tricampeão de F1 a gerações mais jovens

Novos formatos levam trajetória de Ayrton Senna para um público que não o viu correr
Público mais jovem tem contato com produtos ligados à marca do tricampeão
Twitter/McLaren

O público que chegou a 2024 com menos de 30 anos não viu Ayrton Senna nas pistas. Ainda assim, o tricampeão de Fórmula 1 segue sendo figura presente entre os mais jovens, e com uma imagem que não dá sinais de desgaste. Como explicar?

Não há uma resposta simples para o fenômeno, mas há motivos que ajudam a explicar. E um deles é a eficiente atuação da Senna Brands, empresa criada pela família do tricampeão mundial de F1 para gerir e maximizar os ativos das marcas ligadas a ele.

A novidade da vez é a série Senna, lançada pela Netflix em novembro de 2024. A produção não deve trazer fatos novos para fãs mais velhos, mas traz histórias que um público mais novo nem sempre já teve contato. O objetivo: apresentar biografia do tricampeão com uma nova linguagem.

“São formas de a gente conseguir falar com esse outro público”, explicou Ana Simões, diretora executiva de marketing da Senna Brands. “São novas formas de contar a mesma história. A gente não consegue ter outras histórias, mas a gente consegue contar a história dele de outras formas para esses outros públicos.”

As declarações de Ana foram dadas em outubro, durante evento de lançamento de uma exposição dedicada a Senna no Parque do Ibirapuera, em São Paulo - uma ação que, por si só, faz parte desse perfil de iniciativas. “Quando a gente faz uma ação com essa de homenagem aqui no Parque do Ibirapuera - quer lugar mais democrático que esse? - a gente democratiza, a gente abre para todo mundo conhecer”, disse na ocasião.

Assim, o nome de Senna avança em diversas frentes protagonizadas pelos mais jovens. Mercados de games como Roblox e Minecraft estão entre os objetivos, assim como os NFT. No começo de novembro, a marca lançou Senna Driven, um álbum de música eletrônica que reuniu 33 artistas do gênero.

Em dezembro, a novidade será o lançamento de bonecos Funko Pop! de Ayrton Senna. Os colecionáveis fazem parte da linha Funko Riders e são resultado da parceria entre Funko, Senna Brands e Candide.

“Senna não foi apenas um piloto; ele foi um exemplo de dedicação, superação e generosidade. Hoje, vemos seu legado sendo celebrado de diversas formas, como esta parceria com a Funko, que evoca a emoção do público ao ficar um pouco mais perto de sua história e levar um pouco de Senna para dentro de casa", comenta Bruno Verea, diretor de marketing da Candide, em comunicado oficial.

“A figura do Ayrton Senna transcende o automobilismo, inspirando gerações a buscarem sempre sua melhor versão e nunca desistirem dos seus sonhos. Com este Funko Pop! Ayrton Senna, damos aos fãs a oportunidade de levar um pedaço desses valores para suas casas, celebrando o legado de um dos maiores ícones do esporte mundial”, concordou Bianca Senna, CEO da Senna Brands e sobrinha de Ayrton.

Para Ana Simões, as iniciativas ajudam a manter presente a imagem de Ayrton Senna junto a um público que frequentemente se renova.

“Já faz 30 anos que ele se foi - mas, ainda assim, o Ayrton Senna tem 92% de reconhecimento de marca no país. E nosso principal desafio é, de fato, aumentar os pontos de contato. Então, atingir novas gerações é um dos nossos objetivos estratégicos. E a gente vem fazendo e realizando ações em cima desse objetivo”, afirmou. “A gente fica muito feliz. com certeza essas ações têm como principal objetivo manter o legado dele.”

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