Fórmula 1

Novo carro é 'projeto mais complexo' da Haas na Fórmula 1, diz diretor

Equipe norte-americana aposta alto em modelo VF-22 e conta com apoio da Ferrari para brigar por pontos

Por Da redação

Equipe norte-americana aposta alto em modelo VF-22 e conta com Ferrari para somar pontos Haas F1 Team/Divulgação
Haas F1 Team/Divulgação

O modelo VF-22 que a Haas apresentou nesta sexta-feira (4) terá uma missão árdua na temporada 2022 da Fórmula 1: ser competitivo.

Com a entrada de um novo regulamento a partir deste ano, a equipe de Gene Haas abdicou de investimentos no modelo que foi usado ao longo de 2021. Resultado: o time foi lanterna do Mundial de construtores, sendo o único a não pontuar nas 22 corridas do calendário.

Para 2022, a equipe espera volta a brigar por pontos com regularidade. Por isso, concentrou boa parte dos investimentos oriundos dos patrocínios de Nikita Mazepin em um carro que pudesse se dar melhor sob as novas regras.

“Este é, provavelmente, o projeto mais complexo que a Haas teve que lidar até hoje por muitas razões”, avaliou Simone Resta, diretor técnico do time, projetando o desenvolvimento do carro ao longo de 2022.

“Trata-se de um conjunto completamente novo de regulamentações, e esta temporada trouxemos uma nova equipe para administrar a criação do VF-22. Nem todo mundo é novato, mas uma boa parte das pessoas chegaram com uma estrutura revisada já em ação. Considero isso um grande sucesso do processo. Ainda estamos no início do projeto e passaremos por uma temporada de transição, trabalhando no carro ao longo do ano. Mas se olharmos para o começo, esta equipe já é um sucesso.”

Um toque a mais de Ferrari

O modelo é o primeiro da Haas desenvolvido nas dependências da Ferrari, em Maranello (Itália), reduzindo a influência da Dallara na fabricação dos chassis. Desde 2016, a empresa fundada por Gian Paolo Dallara é responsável pela fabricação dos carros do time de Gene Haas.

Simone Resta chegou à equipe norte-americana no fim de 2020, após passagens por Minardi (1998 a 2001), Ferrari (2001 a 2018 e 2019 a 2020) e Sauber (2018 a 2019) justamente para otimizar os processos entre a Haas e a escuderia italiana. Com ele, chegaram outros engenheiros oriundos da fábrica de Maranello.

Assim, com mais investimentos, uma equipe reforçada nos bastidores e uma parceria mais próxima com a Ferrari, a Haas espera retornar ao pelotão intermediário, buscando ainda mais avanços para a temporada 2023.

“Todos nós sabemos do que esta equipe é capaz. Provamos isso no passado, e com este novo carro – nascido de um conjunto completamente novo de regulamentações e com nossa nova equipe de design a postos, estou otimista de que podemos nos mostrar competitivos novamente aos finais de semana”, disse o chefe de equipe da Haas, Günther Steiner.

“Tem sido um tremendo esforço de todos os envolvidos, e agora chega a parte divertida de colocar o novo carro na pista e ligar todos os elementos. A última temporada foi longa, mas confio de que 2022 nos verá de volta à briga com o VF-22”, completou.

O novo carro foi exibido até aqui apenas em imagens digitais divulgadas pela Haas. O modelo VF-22 via à pista pela primeira ver nos testes de pré-temporada da F1 em Barcelona (Espanha), entre os dias 23 e 25 de fevereiro.

Notícias

Carregar mais