Nos bastidores, dirigentes fazem planos para recolocar GP da Argentina no calendário da F1

Ascensão de Franco Colapinto em 2024 reforçou interesse do país na categoria

Por Emanuel Colombari

Nos bastidores, dirigentes fazem planos para recolocar GP da Argentina no calendário da F1
Apesar de empolgação com F1 em 2024, argentinos enfrentam obstáculos para voltar a receber a categoria
Carla Carniel/Reuters

A edição 2024 do Grande Prêmio de São Paulo é fundamental para as pretensões da Argentina na Fórmula 1. Nos bastidores, ainda que sem prazos definidos, o país trabalha para voltar a receber uma etapa da categoria.

O GP de São Paulo de F1 tem cobertura completa e transmissão exclusiva da Band (TV aberta), do BandSports (TV fechada), em Band.com.br e Bandplay.

Os planos ganharam força a partir da chegada de Franco Colapinto, que assumiu uma vaga na Williams no fim de agosto, no GP da Itália. Com bons resultados, o jovem piloto não apenas entrou no radar de outras equipes para 2025, como ainda reacendeu a relação entre a Argentina e a Fórmula 1: cerca de 2,5 mil torcedores do país devem marcar presença no Autódromo de Interlagos no fim de semana, com projeções falando em até 10 mil.

Com a ascensão do piloto, a audiência da F1 na TV argentina também ganhou força, assim como o interesse de empresas internacionais que atuam no mercado local. Assim, as autoridades esportivas também não perderam tempo e se reaproximaram da cúpula da categoria.

Na tarde desta sexta-feira (1), o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, conversou Daniel Scioli, ex-embaixador da Argentina no Brasil e atualmente secretário de Turismo, Ambiente e Esportes do Ministério do Interior do governo do país vizinho. No encontro, segundo apurou o Band.com.br, Scioli apresentou os planos para recolocar Buenos Aires no calendário da competição - entre idas e vindas, o Grande Prêmio da Argentina fez parte do calendário da F1 entre 1953 e 1998.

No entanto, os planos têm dois obstáculos. O primeiro é a situação do Autódromo Oscar y Juan Galvez, palco da F1 em Buenos Aires. O local passou por reformas e foi reinaugurado em 2023, quando já se falava de uma possível volta ao calendário; no entanto, a estrutura não conta com o Grau 1 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), uma exigência da competição.

O segundo ponto é a questão financeira. A Argentina vive longa instabilidade econômica, então a promessa é de viabilizar o evento principalmente com investimentos privados. As principais interessadas seriam empresas petrolíferas.

Longe de casa

Para Franco Colapinto, o reencontro com a torcida argentina no Grande Prêmio de São Paulo é especial. A prova em Interlagos é a primeira dele na América do Sul desde que foi correr na Europa - um desafio bem diferente do que é vivido pelos próprios pilotos europeus.

“Eu realmente sofri quando deixei meu país para ir para a Europa, quando eu era muito jovem. Você está muito longe de sua família, e você sofre. Quando você é europeu, você termina a corrida, volta em um avião por uma hora e está novamente em casa, com sua família à noite, e é super normal - enquanto para mim foi o completo oposto”, disse.

“Eu tinha 14 anos, voltava de um fim de semana difícil precisando de um abraço, e não tinha isso. Você está completamente sozinho, o que deixa as coisas mais difíceis”, desabafou.

Entre os principais candidatos sul-americanos a uma vaga na Fórmula 1, os principais candidatos são dois brasileiros: Gabriel Bortoleto e Felipe Drugovich. Outros nomes potenciais são o brasileiro Enzo Fittipaldi e o paraguaio Joshua Dursken, que disputam a Fórmula 2 em 2024. O peruano Matías Zagazeta correu a F3 na temporada deste ano, e segue no grid em 2025.

O argentino da Williams torce para que o grid da F1 conte com mais pilotos da América do Sul nos próximos anos. “Acho que vai ser muito bom se mais alguém vier no futuro, algum sul-americano. E se eu puder permanecer para termos dois, será incrível. Esperamos por isso”, afirmou.

Programação do GP de São Paulo de F1

Sexta-feira, 1º de novembro

Sábado, 2 de novembro

Domingo, 3 de novembro

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais