Verstappen foi o vencedor do GP do Catar, realizado neste domingo (1) no circuito de Losail. No entanto, o grande personagem do fim de semana foi Lando Norris. Primeiro ao ceder a vitória da corrida sprint, realizada no sábado (30), a Oscar Piastri próximo da bandeirada final e depois por ser punido durante a corrida, fato que o deixou apenas na 10ª colocação.
Durante a corrida, Norris falhou na missão de aproximar a McLaren do título do Mundial de Construtores ao ser punido em 10 segundos e um "stop and go" por não diminuir a velocidade em bandeira amarela, a 10 voltas do fim, chegando apenas em 10º. Piastri foi 3º.
Questionado sobre o desempenho, Norris admitiu estar magoado e ter decepcionado a equipe, que ofereceu boas condições para um melhor desempenho. “Estraguei tudo”, disse ao ser questionado por um repórter internacional.
No episódio da sprint, Norris foi criticado dentro da própria equipe, que chegou a pedir duas vezes para que ele não tivesse essa atitude. Durante entrevista, o piloto minimizou a ação. “Eu sabia que o Russell estava próximo (terminou em terceiro), mas desde o Brasil eu estava planejando fazer isso. Estava difícil, a equipe falou para não fazer. Mas não estou aqui para vencer a sprint”, declarou ontem.
Apesar do desempenho ruim no fim de semana, a McLaren ainda está próxima de conquistar o título de construtores, já que lidera com 640 pontos contra 619 da Ferrari, a segunda colocada.