Norris deixa briga pelo título e vira alvo na disputa pelo vice da F1 em 2024

Britânico da McLaren viu Max Verstappen ser campeão em Las Vegas; a partir de agora, enfrenta Charles Leclerc para tentar assegurar o segundo lugar no Mundial

Da redação

Lando Norris chegou ao Grande Prêmio de Las Vegas sonhando com a possibilidade de se manter na briga pelo título da temporada 2024 da Fórmula 1. Mas saiu da prova com outra preocupação: a briga pelo vice-campeonato.

Com 340 pontos, o britânico da McLaren já não pode mais alcançar o agora tetracampeão Max Verstappen, que tem 403. Mas vê de perto a ameaça de Charles Leclerc, da Ferrari, que contabiliza 319 pontos e é o terceiro colocado.

A reação da escuderia de Maranello ganhou força com a rodada tripla nas Américas, com os GPs dos Estados Unidos, do México e de São Paulo. Antes da sequência, Norris tinha uma vantagem de 34 pontos para Leclerc (279 a 245).

No entanto, o monegasco conseguiu diminuir essa desvantagem para 24 pontos em três provas, com uma vitória em Austin (foi quarto na sprint), um terceiro lugar na Cidade do México (com um ponto pela volta mais rápida) e um quinto lugar em São Paulo (terceiro na sprint). Na mesma sequência, Norris foi quarto no Circuito das Américas (terceiro na sprint), segundo no Hermanos Rodríguez e sexto em Interlagos (com vitória na sprint).

Para Norris, sem chance de ser campeão em 2024, o objetivo é buscar o título em 2025. “Estou muito orgulhoso de toda a equipe por me deixar na briga por tanto tempo, pode começarmos a alcançar (Verstappen) e alcançar o máximo que podíamos”, disse, segundo o site Motorsport.com. “No ano que vem, começaremos a temporada com um carro que acreditamos que pode vencer o campeonato desde o começo, e não conseguimos isso nos últimos seis anos. Então, estou animado.” 

Enquanto isso, a McLaren viu a Ferrari se tornar a principal rival na briga pelo Mundial de construtores. Com os resultados do GP de Las Vegas, a equipe britânica lidera a disputa com 608 pontos, contra 584 da rival italiana, que é vice-líder - uma diferença de 24 pontos, que já foi de 36 depois do GP de São Paulo.

Antes da prova em Nevada, o próprio Norris reconheceu que a Red Bull não era a principal preocupação da McLaren. Uma projeção que se confirmou: os italianos fizeram 27 pontos no fim de semana, contra 15 do time britânico.

“Nosso desafio não é com a Red Bull, é com a Ferrari”, afirmou, em entrevista à Sky Sports. “Estava claro há muito tempo que a Ferrari seria nossa principal concorrente, à frente da Red Bull. Então, quase não há foco na Red Bull. O foco está em executarmos nosso programa, executarmos nosso próprio potencial.”

Confira a evolução na disputa entre Norris e Leclerc pelo vice-campeonato:

  • Singapura: Norris 279 x 245 Leclerc (34 pontos)
  • Estados Unidos: Norris 297 x 275 Leclerc (22 pontos)
  • México: Norris 315 x 291 Leclerc (24 pontos)
  • São Paulo: Norris 331 x 307 Leclerc (24 pontos)
  • Las Vegas: Norris 340 x 319 Leclerc (21 pontos)

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais