A Sauber ainda não anunciou quem será o segundo piloto da equipe na temporada 2025 da Fórmula 1. E, em meio à indefinição, mais um nome aparece agora na lista de especulações: Sebastian Vettel.
O tetracampeão se aposentou da F1 no fim de 2022, correndo pela Aston Martin, mas nunca se afastou dos rumores a respeito de uma volta. Agora, o rumor de um retorno pela Sauber ganhou força no último fim de semana na imprensa especializada.
Em declarações publicadas pelo site austríaco OE24, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, disse que Vettel tinha planos de retornar à categoria. O portal ainda afirmou que um acerto com a Sauber, já controlada pela Audi, seria a alternativa mais viável ao piloto a curto prazo.
Isso porque a Audi contará com dois nomes bastante ligados à trajetória de Vettel na F1. O primeiro é Mattia Binotto, diretor de operações da escuderia alemã, que foi chefe de equipe do tetracampeão na Ferrari. O segundo é Jonathan Wheatley, que será chefe de equipe da Audi e que foi diretor esportivo da Red Bull nos quatro títulos do alemão.
Em entrevista à Sky Sports na Alemanha, Binotto disse que ainda não decidiu quem será o companheiro de Nico Hulkenberg a partir de 2025. Mas fez elogios a Sebastian Vettel.
“Eu amo Sebastian. Conheço-o bem do passado e aprecio trabalhar com ele. Sei o quão forte ele é como pessoa e como piloto”, disse o dirigente, que despistou sobre a contratação.
“Tenho que entender tudo, olhar ao redor, ouvir e, em algum momento, teremos que decidir. E essa também deve ser a decisão certa para a Audi. Não apenas para 2025, mas também para o futuro”, completou.
Por enquanto, apenas Nico Hulkenberg está confirmado na Sauber para 2025. A lista de pilotos cotados conta com nomes como Valtteri Bottas, Guanyu Zhou, Mick Schumacher, Théo Pourchaire e Mick Schumacher – além do brasileiro Gabriel Bortoleto, que disputa a Fórmula 2 e é integrante do projeto de formação da McLaren.