A invasão russa em território ucraniano gerou uma situação de indefinição na Fórmula 1. Em especial na Haas, equipe que tem o único piloto russo do grid: Nikita Mazepin.
A escuderia norte-americana conta desde 2021 com o apoio da Uralkali, produtora russa de fertilizantes que tem entre seus sócios o empresário Dmitry Mazepin – pai de Nikita Mazepin. No entanto, diante do conflito no Leste Europeu, o time retirou a marca da empresa de seus carros na última semana, e informou que o acordo deve ser discutido.
A situação colocou em dúvida a permanência de Mazepin na Haas. De quebra, a Fórmula 1 já anunciou o cancelamento do GP da Rússia de 2022, enquanto a FIA sofre pressões para que as licenças de pilotos da Rússia e de Belarus sejam suspensas.
Com tudo isso, a vaga na Haas ao lado do alemão Mick Schumacher se tornou alvo de especulações no começo de 2022. A 20 dias da primeira corrida da temporada, o GP do Bahrein, o grid da F1 ainda pode ter mudanças.
A própria Haas já anunciou que o brasileiro Pietro Fittipaldi, piloto de testes do time, é o favorito para o assento no caso de qualquer eventualidade. Mas os rumores a respeito incluem outros nomes.
Confira a lista de quem é cotado como possível substituto de Mazepin na Haas:
Pietro Fittipaldi (BRA)
Não é segredo para ninguém: o neto de Emerson Fittipaldi é o plano A da Haas no caso de ausência de qualquer um dos pilotos titulares do time. “Ele está sempre por perto, conhece a equipe, conhece o carro. Para assumir o carro de um dia para o outro, não há ninguém melhor que Pietro neste momento”, afirmou Günther Steiner, chefe de equipe da Haas, na última semana. Vale lembrar que o brasileiro correu as duas últimas etapas da temporada 2020, substituindo o francês Romain Grosjean.
Antonio Giovinazzi (ITA)
A versão italiana do site Motorsport.com coloca Antonio Giovinazzi como um candidato à possível vaga na Haas. Segundo o veículo, o ex-piloto da Alfa Romeo “se encaixaria muito bem nas necessidades da equipe, estando ligado à Ferrari – com a qual a Haas tem uma estreita colaboração – e tendo disputado seu último Grande Prêmio há pouco mais de dois meses em Abu Dhabi”. Giovinazzi está atualmente na Fórmula E, mas seu contrato com a equipe Dragon teria uma clausula que permitiria a saída para o caso de uma chamada da Fórmula 1.
Oscas Piastri (AUS)
O australiano deve ser reserva da Alpine em 2022, mas o desempenho nas últimas temporadas – campeão da Fórmula 3 em 2020 e da Fórmula 2 em 2021 – colocou seu nome no meio da lista de cogitações. Sem vaga na Alfa Romeo, para a qual chegou a ser apontado como candidato, agora é especulado na Haas. “Se eles estiverem procurando apenas por talento, o piloto australiano Piastri surge como uma opção atraente”, avalia o site da FOX Sports australiana.
Nico Hulkenberg (ALE)
Desde que correu sua última temporada como titular na F1 em 2019, o alemão é sempre cotado para vagas pontuais. Em 2020, disputou três etapas como substituto da Racing Point por causa de diagnósticos de Covid-19. Reserva da Aston Martin desde 2021, chegaria pronto para uma vaga. “A era de Nico Hülkenberg como substituto preferido da F1 chegará ao fim em breve, mas agora ele continua sendo a melhor aposta. Ele também seria adequado para as necessidades específicas da Haas”, analisa Glenn Freeman, jornalista do site The Race.
Outros nomes
O que não falta é rumor na imprensa internacional a respeito da vaga. Sites especializados citaram diversos nomes que gostariam de ver – não que necessariamente tenham condições reais. O site The Race listou ainda Colton Herta (EUA), Callum Ilot (GBR), Robert Shwartzman (RUS), Juri Vips (EST) e Liam Lawson (NZL), embora destaque que Shwartzman provavelmente enfrentaria os mesmos problemas diplomáticos de Mazepin. O site GP Blog ainda incluir Nyck de Vries (HOL), atualmente na Fórmula E.