Na lanterna, Sauber chega ao GP de São Paulo em meio a mudanças e buscando definições

Time suíço anuncia mudanças na diretoria e ainda busca segundo piloto para 2025

Da redação

A Sauber chega ao Grande Prêmio de São Paulo em vivendo um momento decisivo. Dentro da pista, a equipe busca somar o primeiro ponto na temporada 2024, depois de passar em branco nas primeiras 20 etapas do ano; fora dela, anuncia mudanças já de olho nos próximos anos.

O GP de São Paulo de F1 tem cobertura completa e transmissão exclusiva da Band (TV aberta), do BandSports (TV fechada), em Band.com.br e Bandplay.

Ao longo de todo o campeonato, a Sauber não conseguiu terminar uma corrida entre os dez primeiros colocados – o melhor resultado veio com o 11º lugar de Guanyu Zhou no GP do Bahrein que abriu o ano. No entanto, a escuderia suíça vê com otimismo as possibilidades para o fim de semana no Autódromo de Interlagos.

“Vamos para o Brasil neste fim de semana, para o emblemático Autódromo José Carlos Pace, para a terceira e última etapa da rodada tripla nas Américas. Nós vimos uma pequena, mas encorajadora evolução em nossa performance, e este final de semana oferece outra chance de buscarmos nossos objetivos. Embora os resultados no México não tenham sido muito diferentes dos anteriores, nós nos aproximamos de nossos rivais no pelotão intermediário, enquanto a equipe na sede de Hinwil continua a trabalhar incansavelmente nas atualizações que nos ajudaram a diminuir ainda mais esta diferença”, afirmou Alessandro Alunni Bravi, representante de equipe da Sauber.

No GP do México do último final de semana, Valtteri Bottas terminou no 14º lugar, enquanto Guanyu Zhou foi o 15º. Para Alunni Bravi, como o fim de semana em São Paulo terá corrida sprint, a Sauber terá duas oportunidades para tentar buscar pontos, mas poucas chances para analisar dados em treinos livres.

“Como este é outro evento com corrida sprint, nosso objetivo em São Paulo é consolidar o ritmo que mostramos na última semana, entrarmos ligados no primeiro treino livre e permanecermos competitivos durante o fim de semana”, completou o dirigente.

Mudanças de olho em 2025

Nos bastidores, a Sauber anunciou mudanças no organograma nesta quarta-feira (30). O objetivo é preparar a estrutura para a entrada da Audi, que assume as operações como equipe de fábrica a partir de 2026.

A principal é a contratação de Giampaolo Dall’Ara para o posto de diretor de engenharia de corridas, supervisionando a operação do departamento na sede de Hinwil e nas corridas. O experiente engenheiro italiano já passou antes pela Sauber como diretor de engenharia de testes e diretor de engenharia de pista; desde 2016, ele se dedicava à própria empresa de consultoria.

Além dele, Iñaki Rueda chega à Sauber como diretor esportivo. Ex-Jordan, Renault, Lotus e Ferrari, o espanhol substituirá Beat Zehnder, que vai para a função de diretor de programas e operações a partir de 2025.

A Sauber ainda não definiu a dupla de pilotos para 2025. Nico Hulkenberg, atualmente na Haas, já foi contratado, mas o time ainda busca um segundo piloto. Nomes como Valtteri Bottas, Gabriel Bortoleto, Franco Colapinto, Guanyu Zhou, Sebastian Vettel, Mick Schumacher e Théo Pourchaire são cotados. O site F1 Chronicle informa que Kevin Magnussen, também da Haas, é mais um avaliado pela escuderia.

Programação do GP de São Paulo de F1

Sexta-feira, 1º de novembro

  • 11h20 - Treino livre (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
  • 14h30 - Classificação sprint (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Sábado, 2 de novembro

  • 10h30 - Corrida sprint (Band, Bandsports, Band.com.br, BandNews FM e Bandplay)
  • 14h30 - Classificação (Band, Bandsports, Band.com.br, BandNews FM e Bandplay)

Domingo, 3 de novembro

  • 13h30 - Corrida (Band, Band.com.br, BandNews FM e Bandplay)

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais