Mick Schumacher foi avaliado para uma vaga de titular da AlphaTauri na temporada 2023 da Fórmula 1. No entanto, acabou preterido.
A informação foi divulgada pelo próprio chefe de equipe da AlphaTauri, Franz Tost. Em entrevista na última semana ao site Formel1.de, o dirigente disse que o alemão chegou a ser cotado como possível substituto de Pierre Gasly.
“Inicialmente, estava claro para mim que nossos titulares seriam Pierre Gasly e Yuki Tsunoda”, disse Tost. “Então, de repente, Pierre foi contratado pela Alpine, e aquilo deixou uma vaga aberta para nós”, acrescentou.
Gasly tinha contrato com a AlphaTauri para 2023. No entanto, quando a Alpine perdeu Fernando Alonso e Oscar Piastri, respectivamente para Aston Martin e McLaren, precisou correr atrás de um substituto.
“Até Monza (GP da Itália, em setembro), era completamente incerto quem seria nosso piloto. E, naturalmente, eu pensei em Mick Schumacher”, completou Tost. “Porém, isso foi recusado.”
Na época, Mick Schumacher era titular da Haas, que optou por substituir o alemão pelo compatriota Nico Hulkenberg em 2023. Mick então foi contratado pela Mercedes para assumir o posto de piloto de testes. O posto na equipe italiana foi ocupado pelo holandês Nyck de Vries.
Mesmo assim, o filho de Michael Schumacher recebeu elogios da AlphaTauri. “Ele é significativamente melhor do que se percebe no mundo exterior”, disse Franz Tost.