Ainda que a Mercedes se veja em uma dura batalha contra Aston Martin e Ferrari na disputa pelo segundo lugar no Mundial de Construtores, a equipe diz ter encerrado o desenvolvimento do carro de 2023 para focar no modelo da próxima temporada, já que mira voltar ao caminho das vitórias e dos títulos na F1.
O foco está em 2024. Agora é focar no que precisamos fazer para voltar a vencer campeonatos novamente
"Com o desenvolvimento do carro desse ano praticamente encerrado, eu acho que é uma coisa boa, porque podemos focar em otimizar o carro atual sem pensar muito em atualizações. Vamos ver como podemos melhorar o carro enquanto entendemos o modelo do ano que vem”, diz Toto.
A Mercedes dominou a F1 de 2014 a 2020, quando conquistou na menos que 14 títulos, sendo sete de construtores e sete de pilotos. Contudo, a equipe não acertou o projeto do carro de 2022, que também afetou o modelo desse ano, tirando a dupla de pilotos formada por Hamilton e Russell da disputa pelo campeonato. Mas, segundo Toto, a equipe já compreende o que precisa melhorar para produzir um carro novamente vencedor.
“O ponto positivo é que temos visto algumas rotas de desenvolvimento que funcionam. Já entendemos em que partes do carro precisamos adicionar performance. Mas é um processo frustrante porque leva tempo para mudar o conceito aerodinâmico do carro. Mas, definitivamente, há luz no fim do túnel”, analisa Wolff.
A Fórmula 1 volta às pistas a partir do dia 26 de agosto, com o primeiro treino livre para o GP da Holanda, realizado no circuito praiano de Zandvoort, nos arredores de Amsterdam.