Após um começo arrasador na temporada 2024 de Fórmula 1, a Red Bull vem perdendo terreno para as rivais no Mundial de Construtores. Tanto que a Mercedes foi a equipe que mais marcou pontos nas últimas cinco corridas do ano (142 pontos), seguida de perto pela McLaren, com 141 pontos. A equipe austríaca aparece na terceira colocação, com 105 pontos marcados.
Veja abaixo os pontos marcados pelas equipes nas últimas cinco corridas de 2024
Apesar do momento melhor das rivais, a Red Bull ainda lidera o campeonato, com 373 pontos, 71 a mais que a vice-líder, a Ferrari. A McLaren aparece no terceiro lugar. No geral, a Mercedes é a quarta colocarda, com 221 pontos. Veja abaixo o top 5 do Mundial de Construtores.
Vitórias de Hamilton e Russell impulsionam Mercedes; Pérez derruba a Red Bull
Os triunfos da de Russell e Hamilton, que venceram de forma consecutiva os GPs da Áustria e da Grã-Bretanha, algo que não acontecia desde 2021, ajudaram a Mercedes nesse salto para liderar o ranking dos maiores pontuadores nas últimas cinco rodadas.
O recente sucesso da McLaren, com cinco pódios (entre seus dois pilotos) também ajudou a equipe britânica a superar a rival austríaca. Apesar de não ter vencido corridas, Piastri somou um ponto a mais que Norris nas últimas cinco corridas, muito graças ao GP da Áustria, que o britânico acabou abandonando após colidir com Verstappen. Piastri deixou a etapa com 25 pontos, sendo 18 do segundo lugar na corrida principal e sete por também ter sido segundo na corrida Sprint.
Já na Red Bull, Pérez é o responsável direto pela má-fase. Ainda que Verstappen que tenha vencido “apenas” duas das cinco últimas provas, o atual campeão foi segundo em outras duas, anotando nada menos que 94 pontos nas últimas cinco provas - foi o piloto que mais pontuou entre as três duplas. O mexicano conquistou 11 pontos nesse mesmo período, terminando entre os dez primeiros somente na Espanha (8º) e na Áustria (7º).
Pontuação das duplas de Mercedes, McLaren e Red Bull nas últimas cinco corridas
1 - MERCEDES - 142 pontos
- Lewis Hamilton - 75 pontos
- George Russell - 67 pontos
2 - MCLAREN - 141 PONTOS
- Lando Norris - 70 pontos
- Oscar Piastri - 71 pontos
3- RED BULL - 105 PONTOS
- Max Verstappen - 94 pontos
- Sergio Pérez - 11 pontos