A Mercedes anunciou nesta quinta-feira (19) o retorno de Valtteri Bottas. A partir de 2025, o finlandês será o piloto reserva da equipe alemã na Fórmula 1.
Bottas foi titular da Mercedes entre 2017 e 2021, tendo como principais momentos o vice-campeonato nas temporadas 2019 e 2020. Entre 2022 e 2024, ele correu na Sauber (que competiu sob a marca Alfa Romeo até o fim de 2023), com resultados discretos. Em 2024, nem sequer somou pontos.
Na Mercedes, o experiente piloto finlandês chega para substituir Mick Schumacher, que deixa o cargo de reserva no fim de 2024. O alemão deverá se dedicar apenas ao WEC, no qual foi titular da Alpine ao longo do ano.
“Apesar dos desafios dos últimos anos, sei que ainda tenho muito a contribuir na F1. Desde que eu era uma criança de cinco anos crescendo em Nastola, na Finlândia, meu foco sempre foi alcançar o sucesso no topo da pirâmide do automobilismo. Tenho sorte de que ter alcançado momentos incríveis durante meus 12 anos correndo na F1 até aqui”, discursou o piloto.
Em 2025, a Mercedes terá George Russell e Antonio Kimi Antonelli como titulares. O italiano chega para assumir a vaga de Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari. Mesmo fora do grid, Valtteri Bottas espera colaborar com o desempenho da equipe.
“Uma vez que retorno ao lugar onde muitos desses momentos foram alcançados, estou ansioso para usar o conhecimento que ganhei para ajudar a equipe a desempenhar e progredir no objetivo de lugar por títulos mundiais”, completou.