O diretor-executivo da McLaren, Zak Brown, já admite a possibilidade de contar com o mexicano Pato O’Ward em sua equipe na Fórmula 1. Mas, para tal, indicou uma condição: conquistar o título na Fórmula Indy.
“Foi exatamente o que eu disse a ele: a maneira mais rápida de chegar à Fórmula 1 é fazer o que Juan Pablo Montoya, Alex Zanardi, Jacques Villeneuve ou Michael Andretti fizeram: vencer a Indy”, afirmou Brown, segundo o site Motorsport.com.
“Essa vai ser sua melhor chance de chegar à Fórmula 1. Ele é incrivelmente talentoso e tem uma grande personalidade. Acho que ele tem o que é preciso do ponto de vista de talento para ser um piloto de Fórmula 1”, completou o dirigente.
Pato O’Ward é piloto da Arrow McLaren na IndyCar desde 2020. Em 2021, recebeu as primeiras oportunidades com carros de F1 da McLaren. Primeiro, tendo a chance de pilotar modelos antigos caso vencesse uma corrida na temporada – ele venceu duas. Depois, participando de parte da programação dos testes de pós-temporada em Abu Dhabi.
Aos 22 anos, o mexicano acredita ter apenas dois anos pela frente para tentar trocar de categoria. Mesmo assim, Zak Brown quer que o piloto se mantenha concentrado na atual categoria antes de pensar em uma possível transição.
“Obviamente, a Fórmula 1 é muito diferente. Ele precisa aprender todos aqueles botões, por exemplo. Mas certamente ele irá (aprender)”, disse o CEO da McLaren.
“Ele precisa permanecer concentrado na Indy. Será o melhor caminho para a Fórmula 1. Acho que seus prazos parecem corretos”, indicou.