A McLaren anunciou nesta terça-feira (13) a promoção de Andrea Stella para o posto de chefe de equipe do time na Fórmula 1. O dirigente assume o posto que pertencia a Andreas Seidl, que deixou a escuderia e acertou com a Sauber.
Stella chegou à McLaren em 2015 e já trabalhou como diretor de operações de corrida e diretor de desempenho. Desde 2019, ele exercia a função de diretor executivo do departamento de corridas.
Ao longo da carreira na Fórmula 1, Andrea Stella ainda teve passagem de destaque pela Ferrari, trabalhando como diretor de desempenho entre 2002 e 2008. Foi ainda o engenheiro de corridas de Kimi Raikkonen e de Fernando Alonso entre 2009 e 2015.
“Tenho o privilégio de assumir a função de chefe de equipe como o próximo passo como parte da McLaren. Sou grato a Zak (Brown, CEO do time) e aos acionistas pela confiança em mim e a todos os meus colegas e àqueles que me apoiaram ao longo de minha carreira na Fórmula 1”, comemorou Andrea Stella.
“Somos realistas a respeito da quantidade de trabalho à frente de nós para recuperarmos espaço no grid, mas estou animado e sou encorajado por estar nessa jornada junto com uma equipe cheia de talento, experiência, espírito de corridas e dedicação. Estou ansioso para trabalhar de perto com cada um deles, com Lando (Norris) e Oscar (Piastri), para juntos alcançarmos grande sucesso e curtirmos a jornada”, acrescentou.
A promoção de Stella dá sequência a uma série de mudanças entre cargos de lideranças nas equipes da Fórmula 1. Na Ferrari, Mattia Binotto deixou o cargo de chefe de equipe, dando lugar a Frédéric Vasseur. Na Alfa Romeo, Vasseur exercia as funções de CEO e chefe de equipe, dando lugar a Andreas Seidl na primeira e deixando temporariamente vaga a segunda.