McLaren inaugura busto para homenagear ex-acionista Mansour Ojjeh

Empresário, que morreu em 2021, foi um dos proprietários da equipe a partir da década de 1980

Da redação

McLaren inaugura busto para homenagear ex-acionista Mansour Ojjeh
Empresário, que morreu em 2021, foi um dos donos da equipe a partir dos anos 1980
McLaren F1

A McLaren inaugurou nesta segunda-feira (16) um busto de bronze em homenagem a Mansour Ojjeh, ex-acionista da equipe. O empresário franco-saudita morreu em 2021.

Ojjeh foi CEO da TAG, holding de Luxemburgo presente em diversos ramos, como relojoaria, aviação e automobilismo. Entre 1983 e 1987, a empresa emprestou o nome para os motores Porsche que equipavam os carros da McLaren na F1.

A partir da década de 1980, Mansour Ojjeh foi o principal acionista da McLaren, ao lado de Ron Dennis. A dupla perdeu espaço a partir de 2000, quando a Mercedes assumiu 40% do controle societário, deixando cada um dos sócios com 30%.

Nos anos seguintes, com a saída da Mercedes (que comprou a Brawn GP para lançar a própria equipe a partir de 2010), a maior parte das ações passou a ser controlada por um grupo ligado à família real do Bahrein. A TAG controla atualmente 14,3% da McLaren.

“Diante de toda a equipe, apresentamos um busto de bronze em homenagem a nosso saudoso acionista e amigo de longa data Mansour Ojjeh”, informou a McLaren nas redes sociais. “Obrigado por tudo que você fez por esta equipe, Mansour. Sentimos sua falta.”

O busto foi encomendado por Zak Brown, CEO da McLaren, ao artista plástico Paul Oz. A inauguração contou com a presença da viúva do investidor, Kathy, e de dois dos filhos do casal.

Notícias

Carregar mais