A McLaren anunciou nesta terça-feira (12) a contratação do piloto espanhol Álex Palou, campeão da temporada 2021 da Fórmula Indy pela Chip Ganassi. O catalão deverá defender a equipe laranja na categoria norte-americana a partir de 2023.
Além disso, Palou deverá participar também de testes na Fórmula 1 com o modelo MCL35M usado pelo time na temporada 2021. Nomes como Pato O’Ward e Colton Herta já participaram de programação semelhante.
“Estou extremamente empolgado por fazer parte do elenco de pilotos de uma equipe tão emblemática como a McLaren. Estou animado por poder mostrar o que posso fazer com um carro de Fórmula 1, de olho nas portas que podem se abrir”, disse Palou, que agradeceu à Chip Ganassi “por tudo que fizeram por mim”.
Ao longo da carreira, Álex Palou se dividiu entre categorias da Europa e da Ásia, chegando aos EUA em 2020 para correr a Fórmula Indy pela Dale Coyne. Antes disso, foi vice-campeão da Fórmula 3 espanhola (2014), além de terceiro colocado na F-3 japonesa (2017) e na Super Fórmula (2019).
Na escalada à Fórmula 1, teve participação discreta tanto na antiga GP3 quanto na Fórmula 2. Na primeira, foi 10º em 2015 e 15º em 2016; na segunda, disputou apenas quatro corridas em 2017.
“Sempre dissemos que queremos os melhores talentos na McLaren, e é empolgando poder incluir Álex nesta lista”, celebrou Zak Brown, diretor-executivo da McLaren.
“Também estou ansioso para vê-lo em um carro de Fórmula 1 como parte do nosso programa de Testes de Carros Anteriores (TPC), ao lado de Pato O’Ward e Colton Herta, enquanto continuamos a desenvolver o talento de nossos pilotos. Álex é um piloto incrivelmente talentoso que venceu em cada categoria que correu. Estou feliz por dar as boas-vindas a ele à família McLaren”, completou.
McLaren x Chip Ganassi
Apesar do anúncio da McLaren, a situação do piloto ainda é incerta para 2023.
Também nesta terça-feira (12), a Chip Ganassi anunciou que exerceu a opção de renovar o contrato com o espanhol até o fim de 2023. Originalmente, o compromisso vai até o fim da temporada 2022.
“O histórico de pista de Alex fala por si”, disse Chip Ganassi, proprietário da equipe que leva seu nome. “Ele já provou ser um campeão e um dos mais formidáveis pilotos do mundo. Estamos muito animados por continuar trabalhando juntos.”
No comunicado divulgado pela Ganassi, Palou teria dito que “é uma grande sensação saber que estarei de volta com a Chip Ganassi Racing na próxima temporada”. No entanto, no Twitter, o catalão disse não ser responsável pelas declarações e que não pretende permanecer na equipe ao fim da atual temporada.
“Soube recentemente pela mídia que, nesta tarde, sem minha aprovação, a Chip Ganassi Racing divulgou um comunicado de imprensa anunciando que eu correria pela CGR em 2023. Ainda mais surpreendente foi que o comunicado da CGR incluiu uma ‘declaração’ que não veio de mim”, escreveu o espanhol no Twitter.
“Eu não aprovei aquele comunicado de imprensa, e não fui o autor ou aprovei aquela declaração Como recentemente informei à CGR, por motivos pessoais, não pretendo continuar com a equipe depois de 2022”, acrescentou.
Piloto da Ganassi desde 2021, Palou venceu três corridas na primeira temporada pelo time. Em 2022, ainda não venceu após as nove primeiras corridas do ano – foi segundo em St. Petersburg, em Barber e em Mid-Ohio.
Na temporada 2022, Álex Palou é um dos cinco pilotos titulares da Chip Ganassi, ao lado de Tony Kanaan, Marcus Ericsson, Scott Dixon e Jimmie Johnson. A McLaren increveu três pilotos no ano até aqui: Pato O’Ward, Juan Pablo Montoya (que disputou apenas as etapas de Indianápolis até aqui) e Felix Rosenqvist.