A McLaren dominou a corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo neste sábado (2) com uma dobradinha: Lando Norris em primeiro, Oscar Piastri em segundo. No entanto, o resultado só foi possível graças a uma decisão prévia da cúpula da equipe.
Piastri largou da pole position e liderou a prova até a volta 22, de um total de 24. No entanto, cedeu o primeiro lugar a Norris, que ainda briga com Max Verstappen pelo título da temporada. O holandês da Red Bull completou em terceiro, mas perdeu uma posição após ser punido e acabou com o quarto lugar.
“Nós conversamos sobre isso antes da corrida, sobre quando iriámos trocar posições. A diferença (para o terceiro lugar) nunca foi grande o suficiente para fazermos isso em um momento conveniente, mas esse era o plano em algum momento”, reconheceu Piastri.
“Acho que conseguimos fazer tão bem quanto poderíamos ter feito. Estivemos com Max um pouco perto com o safety car virtual, mas ainda assim, a equipe somou o máximo de pontos – o que, é claro, é o queríamos”, assegurou.
Norris, por sua vez, reconheceu que não ficou orgulhoso da maneira como conquistou a vitória, mas agradeceu ao companheiro.
“Fizemos um grande trabalho como equipe. O resultado de hoje foi o que queríamos. Oscar mereceu. Mas sim, fizemos o que temos que fazer. Então, agradeço a ele e à equipe. Tivemos um ótimo ritmo”, analisou.
Com o resultado, Verstappen segue na liderança do Mundial de pilotos, com 367 pontos. Mas Norris diminuiu mais um pouco a diferença: é o vice-líder, com 323. No Mundial de construtores, a McLaren lidera (581), seguida da Ferrari (547) e da Red Bull (518).
Em entrevista coletiva na sexta-feira (1º), o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, já havia indicado que poderia lançar mão do jogo de equipe para ajudar Norris.
“Estamos em busca dos dois campeonatos. Lando é o piloto candidato ao Mundial de pilotos, então é natural que apoiemos Lando. Sempre dissemos que faríamos isso no espírito de nossos princípios: integridade, espírito esportivo, justiça aos dois pilotos. E é isso que vamos tentar fazer”, afirmou.
Um dia depois, passada a corrida sprint em Interlagos, o italiano afirmou que a dobradinha liderada por Norris foi “o melhor resultado que podemos ter para os dois campeonatos”. “Foi uma conversa clara que tivemos com nossos dois pilotos”, afirmou, em entrevista à F1TV.