As evoluções no carro da McLaren e a queda de desempenho da Red Bull colocam a equipe britânica como favorita para conquistar o título do Mundial de Construtores da temporada 2024 de Fórmula 1. Ao mesmo tempo, Lando Norris é o piloto que tem mais chances de brigar pelo campeonato deste ano com Max Verstappen. Contundo, lances como do GP da Itália, em que Lando foi ultrapassado pelo companheiro Oscar Piastri na primeira volta podem atrapalhar a escalada rumo ao título. Por isso, a McLaren já admite priorizar Norris em suas decisões até o fim do ano.
“Ambos os pilotos estão matematicamente em posição (de brigar pelo título), mas Lando está obviamente na melhor posição do ponto de vista numérico, e estamos lutando contra Max Verstappen, então se tivermos que dar apoio a um piloto, temos que escolher o piloto que está em a melhor posição”, diz Andrea Stella.
Durante a corrida em Monza, os pilotos receberam a instrução para seguir as chamadas “Papaya rules”, ou regras papaya, que seria um conjunto de regras que os pilotos deveriam seguir para evitar problemas na hora de disputar posições.
"Temos conversas com Oscar, com Lando e juntos, e isso define nossas regras em disputas. Precisamos dar uma olhada na primeira volta (do GP da Itália), mas tem que ser feita de forma competente, detalhada, específica, levando em conta os vídeos, a expectativa dos pilotos... Então veremos o que podemos aprender com esta situação para ajustar situações futuras, salvo o fato de que queremos tentar o campeonato com Lando agora”, explica.
Stella rejeitou o rótulo de “primeiro piloto” de Norris no momento.
“Bem, o título número um funciona bem como manchete, mas não tenho certeza se funciona no mundo real em termos de ‘O que isso significa?’ Por exemplo, digamos hipoteticamente, podemos provar que na curva quatro Lando freou muito cedo e Oscar naturalmente teve a possibilidade de assumir a liderança, o que você faz se for o número um? Trocar a volta depois? É muito difícil implementar condicionalmente no mundo real", analisa.