Não foi um bom dia para Nikita Mazepin, da Haas, na sessão qualificatória para a corrida Sprint do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Nesta sexta-feira (12), o russo foi desqualificado logo no Q1 com o pior tempo dos 20 pilotos (1min10s589).
Mazepin teve dificuldades para controlar o carro na saída da curva 12 do traçado do Autódromo de Interlagos – perdendo tempo e assim sacramentando a sua eliminação. O rendimento decepcionou o próprio piloto que chegou a chorar em entrevista para a F1TV.
“Eu estava fazendo uma boa volta e então cometi um erro”, lamentou ao ser questionado sobre a curva 12. Nikita ainda disse que estava se sentindo bem com o carro: “Acho que foi o dia para ficarmos próximos da Williams e fazermos uma boa qualificação, mas eu fui longe demais”.
O repórter então pergunta para Mazepin se confia no carro da Haas e, caso sim, se o desempenho poderia ter sido melhor. “Definitivamente acho que os rapazes fizeram um trabalho muito bom, você sabe, eu nunca dirigi nem mesmo o simulador aqui e, sim, eu estraguei tudo”, a fala foi interrompida pelo choro e pela voz embargada do piloto.
Neste momento o jornalista interrompe a entrevista e diz: “você me parece bastante abalado, como se isso claramente te afetasse muito”. O russo concorda e sai da zona de imprensa.
A insatisfação de Nikita Mazepin já tinha sido registrada anteriormente. Ainda no rádio, após o insucesso na última tentativa do Q1, ele repetiu por várias vezes “que burro, idiota que eu sou”. A equipe tentou acalmá-lo, mas sem sucesso. Apesar da performance ruim na temporada de 2021, o piloto deve continuar na Haas para 2022.