Empresa encerra contrato com Max Verstappen após dez anos de patrocínio

Rede de supermercados Jumbo vai deixar investimentos em esportes para se concentrar em negócios locais

Da redação

A rede de supermercados holandesa Jumbo encerrou o acordo de patrocínio com Max Verstappen ao fim da temporada 2023 da Fórmula 1. A empresa tinha contrato com o piloto da Red Bull desde o final de 2013, quando Verstappen trocou os karts pelos monopostos. 

De acordo com a imprensa da Holanda, o fim da parceria faz parte de uma nova estratégia de posicionamento da marca da empresa, que decidiu deixar de investir em patrocínios esportivos. 

Os patrocínios eram uma aposta do ex-CEO da Jumbo, Frits van Eerd, que deixou o cargo em 2022 em meio a investigações de fraude e lavagem de dinheiro. Ele também competiu no automobilismo, em categorias como Fórmula Renault, ELMS (European Le Mas Series), WEC e Boss GP, além de ter disputado edições do Rally Dakar.

Em março de 2023, Van Eerd foi substituído por Ton van Veen como CEO da Jumbo. Entre as primeiras medidas, Van Veen informou em junho que encerraria os patrocínios esportivos ao fim de 2023.

Jumbo patrocinava holandês desde o fim de 2013 (Imagem: Getty Images/Red Bull Content Pool)

“Você precisa se perguntar o que se adequa a nós. Max Verstappen é um campeão mundial, mas nós somos uma rede de supermercados holandesa, e nem somos a maior. Não temos muitos negócios no cenário mundial”, afirmou o CEO da Jumbo ao jornal De Volkskrant no dia 3 de janeiro.

O objetivo do fim dos patrocínios, entre outros, seria converter os investimentos em redução de preços para os consumidores. Ainda de acordo com o De Volkskrant, a Jumbo teve 21% de participação no mercado holandês em 2023, contra 22% de 2022.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.