Mariana Backer, repórter de Fórmula 1 da Band, lamentou a morte de Gil de Ferran, ex-piloto que foi bicampeão da Fórmula Indy. Segundo Mari, ele sempre foi “gentil, correto e fez muito por onde passou”.
“Gil de Ferran… Sempre tão gentil. Sempre tão correto. De fala tranquila, sempre tinha tempo para explicar, conversar. Vai fazer uma falta imensa não só nas pistas, mas nos corações de quem ainda mantém um ventrículo doce batendo no peito. Vai em paz, Gil. Você fez muito por onde passou. Minha solidariedade e profundo pesar à família”, escreveu Mariana Becker em publicação em rede social.
Quem foi Gil de Ferran
Gil de Ferran nasceu na França, na cidade de Paris, em 1967, mas se mudou para o Brasil quando tinha apenas quatro anos.
Filho do engenheiro mecânico Luc de Ferran, mentor de carros como o Corcel II, Del Rey, Pampa, Escort, Fiesta e Ka para a montadora Ford, Gil sempre teve contato com o mundo do automobilismo.
Começou a sua carreira no kart e disputou a Fórmula Ford, em 1987, quando conquistou o título brasileiro. No ano seguinte, mudou-se para a Inglaterra e, em 1991, passou a disputar a Fórmula 3, tendo conquistado o título em seu segundo ano na categoria.
Mas o seu grande momento de destaque veio quando passou a correr pela equipe Penske, sagrando-se campeão nos anos de 2000 e 2001 da Fórmula Indy, chegando a vencer também as 500 milhas de Indianápolis em 2003, ano em que anunciou a sua aposentadoria da categoria.
Em 2008, Gil voltou às pistas como piloto na American Le Mans Series, sendo vice-campeão tendo vencido cinco corridas na temporada.
Dois anos depois, em 2010, novamente aposentado como piloto, criou a De Ferran Dragon Racing para competir na Fórmula Indy, mas após uma temporada a equipe acabou encerrando as atividades.
Pela Fórmula 1, Gil de Ferran assumiu, em 2005, o cargo de diretor esportivo da equipe British American Racing (BAR), que passou a se chamar Honda Racing F1 Team em 2006 e atualmente é conhecida como a Mercedes. Em 2007, deixou o cargo.
Voltou ao mundo da F1 em 2018, quando assumiu o cargo de diretor esportivo da McLaren e em 2019 passou a cuidar do projeto da equipe na Fórmula Indy, onde atuava como consultor desde então.
Gil de Ferran na Fórmula 1
Gil não chegou a disputar corridas na Fórmula 1, mas testou pela categoria na primeira metade da década de 1990, e era nome bastante cotado para o grid na época.
Em novembro de 1992, após o título da F3, Gil participou de um teste em Silverstone com a Williams. Já em 1993, veio mais uma chance, desta vez, pela equipe Footwork.