A temporada 2023 da Super Fórmula chegou ao fim neste final de semana, com uma rodada dupla em Suzuka, e reservou ao público uma disputa equilibrada pelo título. Melhor para Ritomo Miyata, que superou Liam Lawson e foi o campeão.
Piloto da equipe TOM’S, Miyata levou o título de 2023 com uma vantagem de apenas oito pontos para Lawson da equipe Mugen: 114,5 a 106,5. De quebra, o japonês Tomoki Nojiri, também da Mugen, foi o terceiro com 106 pontos.
Curiosamente, o neozelandês conseguiu disputar a temporada completa da Super Fórmula em 2023, mesmo disputando cinco provas da Fórmula 1 entre agosto e outubro, substituindo Daniel Ricciardo na AlphaTauri. Cotado para seguir no time em 2024, Lawson foi confirmado como piloto reserva, e busca uma vaga no grid da F1 em 2025.
Os três conquistaram bons resultados no fim de semana em Suzuka, mas Ritomo Miyata levou a melhor. Na corrida do sábado (28), vencida por Tomoki Nojiri, foi o segundo colocado, com Liam Lawson em sexto – Kakunoshin Ohta, da Dandelion, foi terceiro.
A prova foi marcada por um impressionante acidente entre Ukyo Sasahara (TOM’S) e Hiroki Otsu (TGM), que se enroscaram na curva 130R, rodaram pela brita e atingiram os pneus de proteção à direita. Ambos ficaram de fora da segunda corrida do fim de semana.
A segunda corrida teve Lawson em segundo, após largar na pole position, e vitória de Kakunoshin Ohta. Desta vez, Ritomo Miyata completou o pódio na terceira posição.
O título foi o primeiro de Ritomo Miyata, que corre na Super Fórmula desde 2020. Entre as equipes, no entanto, a Mugen venceu a TOM’S (188,5 a 109,5) e foi bicampeã, depois de ter ficado com o campeonato de 2022.