Sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton construiu um laço com o Brasil desde passou a frequentar o país para correr em Interlagos na maior categoria do automobilismo mundial.
O piloto, que está empatado com o alemão Michael Schumacher como o maior campeão da F1, não nasceu no Brasil, apesar da proximidade com o país e a idolatria a Ayrton Senna.
Lewis Hamilton é um atleta britânico, que nasceu na cidade de Stevenage, próxima a Londres, na Inglaterra.
Ainda assim, Hamilton pode ser considerado brasileiro desde novembro de 2022, quando recebeu o título de cidadão honorário. (entenda a seguir)
Lewis Hamilton tem título de cidadão honorário brasileiro
Em novembro de 2022, Lewis Hamilton recebeu o título de cidadão honorário brasileiro. O heptacampeão mundial de F1 foi homenageado durante uma sessão solene na Câmara dos Deputados.
“É uma grande honra receber esse título, hoje. Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, eu sempre amei o Brasil", afirmou o piloto na cerimônia em sua homenagem.
À época, a projeto foi de autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). O deputado citou o fato de Hamilton ter usado um capacete amarelo para homenagear Senna e ainda desfilar com a bandeira do Brasil depois de vencer em Interlagos, em 2021.
“Acreditamos que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens a nossos campeões, poderão nos ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional. Nesse sentido, sugerimos prestar uma homenagem ao piloto britânico, concedendo-lhe o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil. Esperamos que esse gesto nos ajude no processo de reconciliação nacional e de retomada de nossos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros”, diz um trecho do projeto que foi aprovado na Câmara.
“Esse país lindo e a energia tão profunda são partes significantes da minha própria história. Eu ganhei meu primeiro campeonato mundial aqui. A corrida do ano passado aqui [2021] foi uma das melhores da minha vida inteira! Meu herói [Ayrton Senna] é daqui. E além do automobilismo, são as pessoas daqui o que mais importa pra mim”, afirmou o piloto inglês depois de receber a honraria.
O que é cidadania honorária, como Brasil concedeu a Hamilton
Em entrevista ao portal “Comunique-se”, Lilian Ferro, que é CEO de uma consultoria para o reconhecimento de cidadania na Itália, explicou que a cidadania honorária tem a ver com alguma contribuição ou significado que a pessoa tem para a cidade ou país. “A cidadania honorária permite, de um modo lúdico, através da cerimônia de entrega das chaves, que a pessoa adquira o direito de ir e vir”, afirma a especialista.
Portanto, há diferenças legais entre a cidadania tradicional e a cidadania honorária. Um cidadão honorário, como é o caso de Lewis Hamilton, não tem direitos nem deveres.
Ou seja: um cidadão honorário não pode votar, por exemplo.