Charles Leclerc foi a grande surpresa do treino classificatório para o GP da Bélgica, que acontece neste domingo (28) no circuito de Spa-Francorchamps. Longe de ser o favorito para o pelotão da frente, o piloto da Ferrari contou com a forte chuva que caiu nesta manhã para surpreender.
O resultado espantou o próprio Leclerc, que admitiu que não tinha a ambição de atingir o feito nesta corrida. "Sem essa chuva provavelmente brigaríamos pelo P5 com a Mercedes. A chuva ajudou um pouco, mas é muito bom estar na parte da frente do grid", comemorou.
Vale destacar que para ser o primeiro ele também se beneficiou de punição a Max Verstappen, que foi o mais rápido, mas perdeu a pole por uma punição de dez posições.
A 25ª pole da carreira, porém, representa a quebra de uma sequência de resultados ruins na temporada. A Ferrari não colocava um piloto na primeira posição na largada desde o GP de Mônaco, também com Leclerc. Aquele Grande Prêmio vencido pelo piloto monegasco foi o último bom desempenho dele - e da equipe - na atual temporada.
"Eu não estava esperando uma coisa desta (a pole) neste fim de semana. Fizemos mais que o esperado. Agora é focar amanhã para quando a chuva for embora", projetou Leclerc, em discurso modesto.
Esta também será a chance da Ferrari frear a ascensão da McLaren, que subiu de produção e roubou a segunda colocação no Mundial de Construtores em disputa direta entre elas. Com os últimos resultados, Leclerc também foi superado por Norris no Mundial de Pilotos.
"A McLaren parece estar em outro planeta neste fim de semana, mais do que em outros. A Red Bull também é forte. Acho que teremos dificuldades na corrida. O pódio seria um bom resultado, mas vou para a corrida para vencer”, disse Leclerc.
Apesar do suporto favoritismo da McLaren, a equipe classificou Norris na quinta colocação e Piastri em sexto, fechando a terceira fila do grid.