A Aston Martin apresentou nesta segunda-feira (13) o AMR23, modelo com o qual a equipe iniciará a temporada 2023 da Fórmula 1.
A promessa do time britânico era de um carro 90% novo em relação ao AMR22 utilizado na temporada 2022 - na ocasião, a equipe foi a sétima colocada do Mundial de construtores. O visual do novo modelo é semelhante ao do antecessor.
O evento aconteceu na sede da Aston Martin, em Silverstone, e serviu como divulgação das futuras instalações da equipe, que devem ficar prontas no primeiro semestre de 2023. Durante a apresentação, o time exibiu um vídeo com as perspectivas para o local.
“A mudança deste ano para nossa nova fábrica de última geração é mais do que apenas uma séria carta de intenções: ela fortalecerá e capacitará consideravelmente cada indivíduo nesta organização, ajudando-nos a cumprir nossa ambição de diminuir a distância para as principais equipes e grid e, com o tempo, virarmos verdadeiros líderes do campeonato”, disse o presidente executivo da equipe, Lawrence Stroll, otimista com a evolução do time ao longo de 2022.
“No ano passado, demonstramos a determinação e a crença necessárias para seguir em frente e construímos um carro totalmente novo para corresponder à nossa visão e ambição."
A temporada 2023 ainda marca a estreia de Fernando Alonso pela equipe. Aos 41 anos, o espanhol chega ao time de Lawrence Stroll como substituto de Sebastian Vettel, que se aposentou no fim de 2022. Alonso terá como companheiro o canadense Lance Stroll, que segue no time.
“Eu sempre disse que pude ver a ambição que brilha na Aston Martin. E, ao lançarmos o carro nesta nova fábrica, acho que todos podem ver a ambição e a determinação no coração desta organização”, disse Alonso. "Fiquei agradavelmente surpreso quando experimentei o carro do ano passado pela primeira vez e acho que há muito desempenho que podemos desbloquear juntos. Mal posso esperar para começar", completou o bicampeão.
Felipe Drugovich, piloto de desenvolvimento da Aston Martin, compareceu ao lançamento na primeira fila da plateia. O brasileiro teve ao lado Jessica Hawkins, pilota britânica que trabalha como embaixadora da equipe.
O AMR23 deve estrear em um shakedown nos próximos dias. Depois, participará dos testes de pré-temporada da F1 no Bahrein, marcados para os dias 23, 24 e 25 de fevereiro.