Jos Verstappen, ex-piloto de Fórmula 1, disputa pela primeira vez na carreira uma etapa do WRC (Campeonato Mundial de Rali). O holandês é pai de Max Verstappen (Red Bull), campeão mundial de F1 em 2021 e líder da temporada 2022 da categoria.
O ex-piloto de Benetton, Simtek, Footwork, Arrows, Tyrrell, Stewart, Arrows e Minardi estreou no Ypres Rally, competição disputada neste final de semana na Bélgica. A prova é a nona das 13 previstas no calendário 2022 do WRC.
A bordo de um Citroen C3 Rally2 preparado pela equipe DG Sport, Jos Verstappen corre ao lado do co-piloto Harm Van Koppen, presente em competições off road desde 2009. A dupla holandesa já participou de dois outros eventos em 2022, ambos na Bélgica.
Ao todo, serão 20 etapas entre sexta-feira (19) e domingo (21), sendo oito no primeiro dia, oito no segundo e quatro no terceiro. Para Jos Verstappen, que esteve na F1 de 1994 e 2003 e disputou as 24 Horas de Le Mans em 2008 e 2009, a experiência promete ser empolgante.
“Quando você vê na televisão ou no aplicativo do WRC, é sempre muito espetacular”, afirmou. “É um grande passo, mas nós gostamos muito de rali e estamos aqui para aprender. Eu tenho 50 anos, mas ainda estou aprendendo muito e preciso de experiência”, acrescentou o experiente holandês.
Nomes importantes da Fórmula 1 já se aventuraram no rali – casos de Kimi Räikkönen, Robert Kubica, Fernando Alonso e Valtteri Bottas, entre os pilotos mais recentes da categoria de monopostos. Mas Jos Verstappen garante que, por enquanto, Max Verstappen não estará nesta lista.
“Max visitou uma pista comigo e gostou muito, mas está muito ocupado no momento. Mas é claro, ele me liga todos os dias para ver como as coisas vão indo”, afirmou.