O canadense Jacques Villeneuve, campeão da temporada 1997 da Fórmula 1, irá pilotar um carro da Alpine na próxima semana, em Monza (Itália). Inicialmente, a agenda será cumprida após o Grande Prêmio da Itália deste final de semana e não faz parte da programação oficial da F1.
O compromisso é um convite da equipe francesa a Villeneuve, em comemoração aos 25 anos do título com a Williams, empurrada na época por motores Renault. Além disso, o ex-piloto de Williams, BAR, Renault e Sauber na F1 é comentarista do canal de TV francês Canal+, da qual a escuderia é parceira.
Para a atividade, Villeneuve irá pilotar o A521, modelo usado por Fernando Alonso e Esteban Ocon na temporada 2021 da F1. Será a primeira vez que o canadense de 51 anos pilota um carro moderno da categoria desde que deixou a BMW-Sauber em 2006.
“Isto é muito, muito empolgante. É uma loucura. Será bom para entender esses carros também. Eu experimentei o simulador. Os carros modernos não impressionam em baixa velocidade, mas são incríveis em alta velocidade”, descreveu o ex-piloto de Fórmula 1 em declarações ao site Motorsport.com.
“Tenho só que me certificar de que tenho um bom assento. Será um inferno, porque as forças G serão incríveis. O bom é que você tem uma longa reta (em Monza), então você pode fisicamente relaxar”, acrescentou.
Mesmo fora da Fórmula 1 há 16 anos, Jacques Villeneuve irá reencontrar rostos conhecidos na Alpine. O canadense foi companheiro de equipe de Fernando Alonso na então Renault no final da temporada 2004. Na ocasião, o atual diretor esportivo do time, Alan Permane, era o engenheiro do campeão de 1997. Além disso, o chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer, trabalhou com Villeneuve durante a passagem de ambos pela BAR.